Pular para o conteúdo principal

NOVA DISCIPLINA OFERTADA PELO DGA ABORDA O UNIVERSO DAS STARTUPS


Tiveram início, no dia 20 de agosto, as aulas da nova disciplina eletiva “Agrostartup: empreendedorismo e inovação no agronegócio”, ofertada pelo professor do Departamento de Gestão Agroindustrial (DGA), Luiz Gonzaga de Castro Júnior. Todo o conteúdo será ministrado no InovaHub, hub de startups localizado na Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

O próprio local servirá como base de apoio, disponibilizando mentorias e conteúdos extras de empreendedorismo e inovação.

“A motivação para a criação da disciplina se dá em consonância com uma recente tendência do mercado, que enxerga na tecnologia uma alternativa para a melhoria de diversos setores, como o agronegócio”, explicou Castro Júnior. Ao simples toque na tela de um celular, por exemplo, é possível ter acesso a aplicativos que permitem o controle da produção agrícola, o uso de defensivos, previsões meteorológicas etc. 

“Dessa forma, os conteúdos oferecidos visam impulsionar a criação de startups que propõem soluções tecnológicas focadas, sobretudo, na resolução dos principais problemas da área”, destacou o professor.

Dentro da grade programática os alunos poderão ter acesso a uma ideia básica de modelagem de negócios, além de conhecimentos sobre Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, Trilha Empreendedora da UFLA e do Vale dos Ipês, Ideação, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MPV), Pitch (discurso de venda), Técnicas de Oratória, Apresentação Pública (Demoday), dentre outros. “A intenção é identificar e pontuar problemas reais para que, em torno disso, possamos estimular o desenvolvimento de soluções, produtos e novos negócios”, concluiu.

da assessoria InovaCafé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...