Pular para o conteúdo principal

NOVAS ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR O GASTO ENERGÉTICO NA PRODUÇÃO DE NANOFIBRAS DE CELULOSE


A celulose é um importante produto de exportação brasileiro, obtido principalmente de florestas de pinus e eucalipto. As fibras de celulose podem ser utilizadas para diversos fins, porém o gasto energético de alguns tratamentos ainda influencia sua utilização no setor industrial. 

Por isso, pesquisas são realizadas no intuito de contribuir para a diminuição do uso de energia no processo. Uma dessas pesquisas foi realizada por pós-graduandos da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

“Nossa intenção foi analisar os pré-tratamentos químicos e enzimáticos que são aplicados nas fibras de eucalipto e de pinus, para saber se esses processos podem gerar mais dislocation na fibra e, assim, contribuir para que a desfibrilação possa ser mais rápida, consumindo menos energia”, comenta a doutoranda em Engenharia de Biomateriais, Maressa Carvalho Mendonça.

A dislocation é uma região irregular da parede celular da fibra celulósica, que pode ser natural ou gerada devido a algum esforço mecânico. Porém, a presença das dislocations nas fibras da madeira pode comprometer sua resistência. 

Já a desfibrilação é o processo que transforma as fibras da madeira em uma espécie de ‘gel’, para que seja possível a separação das nanofibrilas e, por consequência, torne o produto maleável para o uso, servindo para fazer embalagens, por exemplo.

O estudo, desenvolvido sob a coordenação do professor Gustavo Henrique Denzin Tonoli, teve início em 2017 e é dividido em duas partes: a aplicação desses tratamentos químicos e o estudo sobre a consequência desses tratamentos na fibra. 

“Nessa segunda etapa, avaliamos as dislocations com uso de um microscópio com luz polarizada, que nos proporcionou imagens desse material para que pudéssemos quantificar essas irregularidades existentes em toda a extensão das fibras, avaliando comprimento, diâmetro e arcamento das fibras”, explica Alisson Farley Soares Durães, engenheiro florestal, mestre e doutorando em Ciência e Tecnologia da Madeira.

Conforme os pesquisadores, os resultados da pesquisa provaram que a aplicação de pré-tratamentos químicos, enzimáticos e mecânicos nas fibras pode afetar a integridade da fibra, criando dislocations e levando à redução do consumo energético quando aplicado em escala industrial. 

O estudo intitulado “Avaliação das Dislocations em Polpas de Celulose Submetidos a Pré-Tratamentos” foi premiado como o terceiro melhor pôster da Conferência Internacional TAPPI Nano 2019, realizada este ano no Japão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...