Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE CONTAS DETERMINA PLANO DE AÇÃO PARA DELFIM MOREIRA MELHORAR A EDUCAÇÃO INFANTIL

O relator do processo, conselheiro Cláudio Terrão

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) determinou, em sessão realizada no último dia 8, que os atuais gestores do município de Delfim Moreira, no Sul de Minas, apresentem um plano de ação para melhorar a qualidade da educação infantil ofertada na cidade. 

Eles têm o prazo de 90 dias para apresentar ao TCE um plano que deve conter as medidas que serão adotadas para o cumprimento das recomendações feitas pelo órgão de controle (processo número 1.054.013).

Depois de auditoria operacional realizada no município com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação oferecida nas unidades de ensino infantil, em um contexto de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), a Coordenadoria de Auditoria Operacional (CAOP) apresentou o Relatório com determinação e recomendações. 

O relator do processo conselheiro Cláudio Terrão, então, baseado no relatório técnico final da auditoria, determinou uma série de recomendações ao município. São elas:

Alvará sanitário e o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros
Determinou que a Prefeitura Municipal de Delfim Moreira providencie o Alvará Sanitário e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para todas as instituições municipais que oferecem a educação infantil, em especial com relação às instalações do Proinfância, localizadas na Avenida Paulino Faria de Araújo, s/nº, nas quais funciona atualmente a Pré-Escola Professora Vicentina Nogueira Gomes.

Plano Municipal de Educação
Além disso, determinou que a prefeitura monitore o Plano Municipal de Educação (PME) com base em dados atualizados, “de modo a permitir o acompanhamento sistemático do cumprimento de suas metas, contendo os indicadores, o cálculo e a metodologia utilizados para a obtenção dos percentuais, mantendo arquivos sistematizados dos documentos referentes aos dados constantes do Relatório de Monitoramento para futuras consultas, auditorias e prestações de contas”.

Expansão e manutenção da rede pública de educação infantil
O relator determinou que a prefeitura acompanhe os prazos para a conclusão da reforma e ampliação da Pré-Escola Municipal Professora Vicentina Nogueira Gomes, apresentando o cronograma das ações necessárias, com a identificação dos responsáveis e a previsão de datas para seu início e término.

Além disso, pediu que se providencie a adequação das instalações da Pré-Escola Municipal Professora Vicentina Nogueira Gomes, situada à rua Capitão Getúlio Ramos, nº 150, às necessidades da educação infantil, tendo em vista as deficiências verificadas pela auditoria. E também recomendou que se realizem correções no programa de manutenção das escolas municipais de educação infantil, considerando as deficiências observadas pela auditoria.

Atendimento de crianças
Que estabeleçam e monitorem os prazos para o atendimento gradativo de crianças de 0 a 3 anos em creche.

Plano de Carreira
Que apresentem o cronograma das ações e etapas, com as respectivas datas, necessárias à revisão e adequação do plano de cargos, carreiras, vencimentos e remuneração dos profissionais do magistério da Educação Básica Pública, com identificação dos responsáveis.

Quadro de professores
Recomendou que a prefeitura dê continuidade às ações municipais para a ampliação do quadro de professores efetivos, apresentando o cronograma das ações necessárias, com a identificação dos responsáveis e a previsão de datas para seu início e término.

Formação continuada dos professores
Que apresentem o programa de formação continuada para os profissionais da educação, apresentando o cronograma das ações necessárias, com a identificação dos responsáveis.

Conselho Municipal de Educação
Que incentivem o funcionamento efetivo do Conselho Municipal de Educação, com realização regular de reuniões, em cumprimento ao disposto na Lei Municipal nº 860/1998.

Conselho Escolar
Que promovam a instituição e o efetivo funcionamento do Conselho Escolar na Pré-Escola Municipal Professora Vicentina Nogueira Gomes, bem como em outras instituições municipais que ofereçam a educação infantil.

Programa Na Ponta do Lápis
O relator destacou que a auditoria realizada no município está inserida no projeto “Na ponta do Lápis”, que é um programa de ações integradas que monitora o cumprimento das 20 metas e 254 estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). O programa foi criado pelo TCE de Minas em 2017. 

A auditoria operacional teve por objetivo analisar os aspectos da gestão municipal, gestão escolar e políticas de valorização dos professores, que influenciam a qualidade da educação oferecida na educação infantil da rede municipal, em um contexto de implementação das metas do PNE.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...