Pular para o conteúdo principal

DIREITO E MINERAÇÃO É TEMA DE SEMINÁRIO NA UFLA

Evento abordará temas como responsabilidade social, restrições ambientais e alternativas para a mineração, usurpação mineral e tendências dos tribunais
Rodrigo Caldeira Grava Brazil, coordenador regional das Promotorias Justiça de Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande é um dos palestrantes do evento

Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país, sendo extraídos mais de 160 milhões de toneladas/ano de minério de ferro. O Estado é responsável por aproximadamente 53% da produção brasileira de minerais metálicos e 29% de minérios em geral e as suas reservas mineiras de nióbio são para mais de 400 anos. Existem somente três minas de nióbio em todo o mundo.

A atividade de mineração está presente em mais de 250 municípios mineiro, sendo que dos dez maiores municípios mineradores, sete estão em Minas, sendo Itabira o maior do País. Além disso, mais de 300 minas estão em operação. Das 100 maiores do Brasil, 40 estão localizadas no Estado. 67% das minas classe A (produção superior a 3 milhões t/ano) estão em Minas Gerais.

Com essa importância da mineração para Minas Gerais, sendo inclusive, a base econômica de vários municípios, não se pode deixar de lado a preocupação em tornar a atividade mais segura. Especialistas destacam a necessidade de uma mudança generalizada, que inclui gestores, órgãos públicos, empreendedores e sociedade para uma nova política mineral. Além de ser próspero, o setor de mineração precisa alcançar seus melhores resultados, mas com compromisso na atuação. 

Para isso, é preciso uma reeducação na atividade para que, além de gerar prosperidade, passe a  adotar novas tecnologias para redução dos impactos ambientais e sociais, além de um olhar sensível e responsável para os municípios que envolve o setor, bem como para proteção dos recursos naturais e da população que vive nestes locais.

E com um olhar para os desafios e perspectivas que envolvem o setor, o Instituto Brasileiro de Direito Mineral (IBDM) e o Núcleo de Estudos em Direito Ambiental (Nedam) do Departamento de Direito (DIR) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promovem na próxima sexta-feira, 20, o II Seminário Direito e Mineração. O evento ocorrerá no Anfiteatro Professor Doutor Adimilson Bosco Chitarra, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da UFLA, das 15h30 às 20h.

O promotor de Justiça Rodrigo Caldeira Grava Brazil, coordenador regional das Promotorias Justiça de Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande ministrará a palestra "Mineração e responsabilidade social", das 18h às 18h30. 

Outros palestrantes
Também será palestrante no evento, das 17h30 às 18h, Bruno Malta, que enfocará o tema "Restrições ambientais e alternativas para a mineração". Ele é graduado em Direito pela Universidade FUMEC, foi servidor efetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), onde ocupou diversos cargos. Também autor do livro “Hermenêutica Jurídica do Meio Ambiente”. Atua em Direito Ambiental, com foco em consultoria e contencioso administrativo no William Freire Advogados Associados.

Luciana Gomez ministrará a palestra "Usurpação mineral e tendências dos Tribunais", das 16h45 às 17h15. Já Thiago Passos ministrará a palestra "Alterações legislativas relevantes para a mineração",  das 16h15 às 16h45.

Organização
A comissão organizadora é composta por Ana Maria Damasceno, Luciana Gomez e Thiago Passos, sendo sua presidente a professora Paula Teles, do Departamento de Direito da UFLA.

Serviço
II Seminário de Direito e Mineração
Data: 20 de setembro de 2019
Horário: das 15h30 às 20h
Local: Anfiteatro Prof. Dr. Adimilson Bosco Chitarra - Depto. de Ciência dos Alimentos (DCA) da UFLA
Inscrições: direitominerario@direitominerario.com.br (enviar nome, e-mail, telefone e nome da empresa). Vagas limitadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...