Pular para o conteúdo principal

DIREITO E MINERAÇÃO É TEMA DE SEMINÁRIO NA UFLA

Evento abordará temas como responsabilidade social, restrições ambientais e alternativas para a mineração, usurpação mineral e tendências dos tribunais
Rodrigo Caldeira Grava Brazil, coordenador regional das Promotorias Justiça de Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande é um dos palestrantes do evento

Minas Gerais é o mais importante estado minerador do país, sendo extraídos mais de 160 milhões de toneladas/ano de minério de ferro. O Estado é responsável por aproximadamente 53% da produção brasileira de minerais metálicos e 29% de minérios em geral e as suas reservas mineiras de nióbio são para mais de 400 anos. Existem somente três minas de nióbio em todo o mundo.

A atividade de mineração está presente em mais de 250 municípios mineiro, sendo que dos dez maiores municípios mineradores, sete estão em Minas, sendo Itabira o maior do País. Além disso, mais de 300 minas estão em operação. Das 100 maiores do Brasil, 40 estão localizadas no Estado. 67% das minas classe A (produção superior a 3 milhões t/ano) estão em Minas Gerais.

Com essa importância da mineração para Minas Gerais, sendo inclusive, a base econômica de vários municípios, não se pode deixar de lado a preocupação em tornar a atividade mais segura. Especialistas destacam a necessidade de uma mudança generalizada, que inclui gestores, órgãos públicos, empreendedores e sociedade para uma nova política mineral. Além de ser próspero, o setor de mineração precisa alcançar seus melhores resultados, mas com compromisso na atuação. 

Para isso, é preciso uma reeducação na atividade para que, além de gerar prosperidade, passe a  adotar novas tecnologias para redução dos impactos ambientais e sociais, além de um olhar sensível e responsável para os municípios que envolve o setor, bem como para proteção dos recursos naturais e da população que vive nestes locais.

E com um olhar para os desafios e perspectivas que envolvem o setor, o Instituto Brasileiro de Direito Mineral (IBDM) e o Núcleo de Estudos em Direito Ambiental (Nedam) do Departamento de Direito (DIR) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promovem na próxima sexta-feira, 20, o II Seminário Direito e Mineração. O evento ocorrerá no Anfiteatro Professor Doutor Adimilson Bosco Chitarra, do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da UFLA, das 15h30 às 20h.

O promotor de Justiça Rodrigo Caldeira Grava Brazil, coordenador regional das Promotorias Justiça de Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande ministrará a palestra "Mineração e responsabilidade social", das 18h às 18h30. 

Outros palestrantes
Também será palestrante no evento, das 17h30 às 18h, Bruno Malta, que enfocará o tema "Restrições ambientais e alternativas para a mineração". Ele é graduado em Direito pela Universidade FUMEC, foi servidor efetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), onde ocupou diversos cargos. Também autor do livro “Hermenêutica Jurídica do Meio Ambiente”. Atua em Direito Ambiental, com foco em consultoria e contencioso administrativo no William Freire Advogados Associados.

Luciana Gomez ministrará a palestra "Usurpação mineral e tendências dos Tribunais", das 16h45 às 17h15. Já Thiago Passos ministrará a palestra "Alterações legislativas relevantes para a mineração",  das 16h15 às 16h45.

Organização
A comissão organizadora é composta por Ana Maria Damasceno, Luciana Gomez e Thiago Passos, sendo sua presidente a professora Paula Teles, do Departamento de Direito da UFLA.

Serviço
II Seminário de Direito e Mineração
Data: 20 de setembro de 2019
Horário: das 15h30 às 20h
Local: Anfiteatro Prof. Dr. Adimilson Bosco Chitarra - Depto. de Ciência dos Alimentos (DCA) da UFLA
Inscrições: direitominerario@direitominerario.com.br (enviar nome, e-mail, telefone e nome da empresa). Vagas limitadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...