Pular para o conteúdo principal

FEIRA LIVRE DE ALFENAS É DECLARADA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO


A Feira Livre de Alfenas, no Sul de Minas, acaba de ser registrada como bem de natureza imaterial da cidade, sendo cumprida mais uma etapa do processo de tombamento cultural, iniciado em outubro de 2017. O parecer favorável ao tombamento foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em 29 de abril do ano passado. 

A abertura do registro da Feira Livre como Patrimônio Cultural Imaterial é uma ação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas (COMDEPA), em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC).

O ato de assinatura aconteceu no último dia 25, na Feira Livre de Alfenas pelo prefeito Luiz Antonio da Silva (Luizinho), por meio do Decreto Nº 2.383 de 22 de agosto de 2019, que registra o bem imaterial como patrimônio histórico e cultural do município. Durante a solenidade foi prestada uma homenagem à família da professora "Dona Yvonne Martins", que a partir desse ato, a Feira Livre passa a ter o seu nome.

Estiveram presentes Lilian Mara de Castro Azevedo, atual presidente do COMDEPA; Tani Rose, secretária de Educação e Cultura; João Esteves Martins, irmão da homenageada Yvonne Martins; Isabel Cristina de Carvalho, presidente da Feira de Artesanato da Praça Getúlio Vargas; Guilherme Fernandes Gomes, presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA); Vitor Marques Borges, criador intelectual da marca AFFLA; professora Luciana Menezes de Carvalho, representando a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); feirantes e público em geral.

Segundo o prefeito Luizinho, a feira livre levou 50 anos pra chegar a esse formato, pela vontade popular, ninguém esteve aqui fez um projeto que a feira vai ser assim ... “Ela foi se construindo, moldando, ela foi se customizando com a vontade do povo. Então, a feira é a vontade, e ela está adaptada à vontade das pessoas, a cultura das pessoas, por isso, ela tem que ser registrada e tombada, pra ser do jeito que o povo quer que seja a Feira”, descreveu o prefeito.

De acordo com o presidente da AFFLA Guilherme Mendes, a feira atualmente possui cerca de 450 barracas que gera em torno de 900 a 2000 empregos, e mais de 20.000 pessoas passam pelo local, gerando renda e serviços, o que faz crescer ainda mais a economia do município.

Com o documento assinado dá o reconhecimento definitivo de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas. Com o tombamento como bem cultural, a identidade da feira livre de Alfenas, que tem aproximadamente 60 anos de existência, fica protegida e não poderá ser mais deslocada para outro local.

Origens da feira livre em Alfenas e sua diversidade
A Feira Livre de Alfenas surgiu por volta de 1960, de acordo com relatos de seus frequentadores e comerciantes. Sua importância e função durante esses anos sofreram modificações como mudança de local, quantidade de bancas de produtos e houve um processo de valorização com o tombamento como patrimônio cultural do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...