Pular para o conteúdo principal

INAUGURADAS 17 INSTALAÇÕES NO CAMPUS DURANTE CELEBRAÇÕES DOS 111 ANOS DA UFLA

Inauguração da pista de Atletismo “Alfredo Scheid Lopes” e arquibancada da Pista de Atletismo

A programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte 2019, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), incluiu inaugurações de 17 estruturas físicas construídas no campus. No último dia 3, o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, presidiu a cerimônia coletiva de inaugurações, realizada no Salão de Convenções. 

Ele apresentou as informações sobre os prédios construídos, ampliados ou reformados, e ressaltou a importância de relembrar a história da instituição, desde a fundação, em 1908, até sua consolidação nos dias atuais. “Assim, sabemos sobre nossas origens, compreendemos melhor o lugar que ocupamos hoje e podemos nos direcionar para um futuro ainda mais repleto de conquistas”.

As placas foram descerradas ao longo de quatro dias, com a presença de gestores, professores e estudantes envolvidos nas atividades de cada estrutura inaugurada. Muitas das instalações já estavam sendo utilizadas e a inauguração formalizou a finalização dos serviços, permitindo o registro histórico da caminhada percorrida pelas diferentes organizações acadêmicas. 

As solenidades foram a oportunidade para os grupos de trabalho avaliarem a importância de cada obra conquistada e resgatarem as memórias dos esforços realizados.

Scolforo realçou toda a complexidade da construção de uma nova estrutura, o que exige a mobilização de diferentes equipes, em processos criteriosos. Ele agradeceu o empenho da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), bem como de todos que colaboram para a realização dos empreendimentos que hoje são essenciais para acomodar o crescimento da UFLA.

Saiba mais sobre cada novo espaço:

Pavilhão de aulas IX (DZO/DMV)
O Pavilhão de Aulas IX foi construído em 1.635,77 m2 de áre, e serve à rotina acadêmica de 12 mil estudantes.

O chefe do DZO, professor Carlos Eduardo do Prado Saad, agradeceu o apoio da direção executiva e da equipe de gestão da UFLA na viabilização da construção, explicando que o aumento de salas de aula foi essencial para a melhoria das dinâmicas de funcionamento do curso, especialmente para a conjugação de aulas teóricas e práticas.

Departamento de Educação (DED)
A estrutura do Departamento de Educação (DED) tem 1.284,02m2 de área e atende a 800 estantes. No local já está em funcionamento um projeto de extensão importante - a brinquedoteca, que recebe estudantes do ensino básico de Lavras e região.


Na avaliação do chefe do DED, professor Cláudio Lúcio Mendes, as novas instalações estão cumprindo um importante papel: “desenvolvemos atividades pedagógicas, de pesquisa e de extensão – o prédio tem nos atendido muito bem nessa tarefa de trabalhar o tripé universitário”. O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, que é do DED, esteve presente e realçou o esforço da equipe do departamento em participar dos processos da universidade, colaborando nos processos de gestão. Scolforo enfatizou que conta muito com o apoio da equipe do Departamento para garantir a inovação pedagógica na UFLA, auxiliando na capacitação permanente dos professores do quadro.

Centro de Treinamento e Pesquisa do Laboratório Central de Sementes (DAG)
No Departamento de Agricultura (DAG), o Laboratório Central de Sementes atende a 900 estudantes e tem área de 600 m2.


Os professores envolvidos com o projeto do Laboratório explicaram que o espaço disponível anteriormente estava insuficiente para desenvolver as atividades e acomodar os estudantes (cerca de 80 a 100 estudantes envolvidos com pesquisa passam mensalmente pelo local). O chefe do DAG, professor Rubens Guimarães, enfatizou a importância da estrutura que a universidade vem oferecendo. “Faço minhas as palavras do reitor quando ele diz que investe em moradia estudantil e outros recursos para os estudantes porque sabe que se não fosse por esse suporte, ele mesmo não teria estudado. Eu também não”.

Departamento de Física/Anfiteatro do DFI
O prédio construído tem 1.707,69m2 de área e atende a 3,5 mil estudantes. Está localizado na Avenida Norte, próximo ao Pavilhão de Aulas 2.


Durante a inauguração, a equipe do DFI promoveu uma homenagem ao professor aposentado Oliveiro José Vieira. O prédio recebeu seu nome. Ele ouviu elogios à sua atuação profissional e a sua trajetória de vida. Ao final, demonstrou satisfação em ver tudo o que o Departamento se tornou. “Sempre sonhei com uma área de Física forte na UFLA, que deixássemos de ser coadjuvantes”. Relatando os esforços feitos ao longo do tempo para agregar novos membros à equipe, conclui: “a massa aumentou, transformou-se em uma supernova radiante, espalhando energia e matéria para todo lado. Vocês são mais do que eu sonhei”.

O reitor realçou a importância da homenagem, partindo de um grupo jovem de professores. “Eu nunca vi uma Instituição ser construída só com o profissionalismo, porque é algo frio, desconectado de causas. É preciso ter envolvimento. Esse tipo de reconhecimento é muito importante para que esse grupo recém-chegado, por meio dos exemplos, abra a mente e o coração para o trabalho coletivo, a solidariedade, o compromisso com ideais.”

Pista de Atletismo “Alfredo Scheid Lopes” e Arquibancada da Pista de Atletismo
A pista de atletismo da UFLA possui uma área de 16.351 m2 e atende a cerca de 500 crianças e jovens do projeto de extensão Cria-Lavras, que promove o esporte como um “meio” para despertar o interesse na educação superior e estimular virtudes como o trabalho em equipe, a disciplina e o compromisso.


O equipamento desportivo recebeu o nome do professor emérito da UFLA Alfredo Scheid Lopes, cuja história de vida é marcada pela importância do esporte e do ensino superior. “Lembro quando esse senhor alto chegou para mim e disse essas palavras: ‘Estava esperando por essa pista há 40 anos’ ”, conta o coordenador do Cria-Lavras, professor Fernando Oliveira, sobre Alfredo.

Presente na inauguração, Alfredo fez um emocionante relato de sua trajetória no esporte, perante um público de crianças e adolescentes que iniciam essa jornada no Cria Lavras. Graças às oportunidades abertas pelo atletismo, Alfredo ingressou no ensino superior e tornou-se um dos mais conhecidos pesquisadores da UFLA, ao revolucionar a produção agrícola no cerrado.

Reforma e ampliação do setor de Fruticultura (DAG)
O setor de Fruticultura do Departamento de Agricultura (DAG) abrange uma área de 669,80 m2, que atende a 908 estudantes nos níveis de graduação e pós-graduação. No espaço, estão alocadas várias coleções de fruteiras, utilizadas para finalidades de ensino e pesquisa.

No ato de inauguração, o chefe do DAG, professor Rubens Guimarães, e a responsável pela administração do setor de Fruticultura, professora Leila Pio, enfatizaram que várias pesquisas multidisciplinares já vêm se beneficiando com o espaço. O reitor José Roberto Soares Scolforo acrescentou que o setor tem muito a contribuir para a exploração de um novo potencial regional. “No Sul de Minas, estão surgindo produções de azeite e vinho de elevada qualidade. O setor de Fruticultura pode contribuir muito para o desenvolvimento dessas atividades produtivas”, afirma

Núcleo de Educação da Infância (Nedi)
Localizado no Campus Histórico da UFLA, o Núcleo de Educação da Infância (Nedi) dedica-se à Educação Infantil, compreendida como primeira etapa da Educação Básica. A escola possui uma área de 514 m2 e 105 alunos com idade entre 3 e 5 anos, provenientes de diversos bairros de Lavras.


O ato oficial de inauguração do Nedi contou com a participação ativa das crianças. Além de descerrarem a placa junto com as autoridades, os estudantes do Nedi encenaram parte do espetáculo “Noite da Cultura Brasileira”, montado como atividade escolar. A apresentação realizada foi uma interpretação teatral de músicas de Chico Buarque.

Unidade de Gerenciamento de Reagentes (DMA)
Com uma área total de 345,90 m2, a Unidade de Gerenciamento de Reagentes é vinculada à Diretoria de Meio Ambiente e foi construída para gerenciar o estoque de produtos químicos utilizados nos laboratórios dos cursos de graduação e pós-graduação, que atendem a cerca de 8 mil estudantes.

A estrutura contempla itens de segurança para o acondicionamento de diferentes tipos de materiais. De acordo com o diretor de Meio Ambiente da UFLA, Leandro Naves, o espaço “possibilitará a realização de compras em grandes volumes dos produtos químicos mais utilizados na Universidade e permitirá uma gestão centralizada”. Para o reitor da UFLA, “essa é a essência de uma gestão qualificada. A centralização proporcionará mais agilidade, dinamismo e segurança no manejo dos materiais”.

Complexo de Cultura e Educação Corporal
Em uma área de 2.708 m2 localizada no Campus Histórico, foi inaugurado o Complexo de Cultura e Educação Corporal, espaço criado para promover a integração entre a comunidade acadêmica e a população de Lavras e região por meio de atividades culturais diversas, como artes cênicas, circenses e visuais, além de exposições e atividades musicais.


Os participantes da inauguração tiveram a oportunidade de conferir parte das atividades culturais promovidas no complexo. Houve apresentação da Orquestra de Cordas da UFLA, do grupo Canto das Nascentes e do Coral Vozes do Câmpus. No espaço, também estava montada a exposição “#OLharesUFLA: 111 anos de memórias”.

“Estamos fazendo parte da história, com esse espaço que ficará para atender a comunidade que faz e aprecia a arte em Lavras e região”, afirmou, na solenidade, o maestro da UFLA, Daniel Paes de Barros.

Pró-reitorias
Com uma construção de 2.206,45 m², o prédio abriga hoje a gestão e os setores administrativos e de atendimento das pró-reitorias de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão e Cultura, prestando serviço a 14 mil estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação.

O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, falou em nome das pró-reitorias.  “O mais simbólico nesse ato é a entrega para a comunidade acadêmica dos espaços que melhoram nosso dia a dia. Hoje, neste prédio, contamos com a gestão dos serviços de forma integrada, em um espaço confortável dedicado aos estudantes de graduação e pós-graduação e com melhores condições para nossas equipes de trabalho."

Nutrição II
O segundo prédio dedicado ao curso de Nutrição possibilitou a ampliação de laboratórios, salas para professores e salas de aula. São 808,07 m² para atendimento a 417 estudantes.

O chefe do Departamento de Nutrição, professor Wilson César de Abreu, ressaltou a importância da construção para a qualidade do curso. “Ainda que o mais importante seja a força de trabalho dos professores, técnicos e discentes, a infraestrutura é um apoio totalmente necessário. Foi um grande alento poder ocupar as novas instalações e temos nosso compromisso de fazer o melhor uso possível do espaço.”

O reitor da UFLA reforçou que o curso utiliza o espaço não apenas para aulas e atividades práticas, mas para um trabalho de extensão junto à comunidade lavrense. “Ter a universidade se aproximando cada vez mais da população é um trabalho que não tem preço”, enfatizou.

Engenharias ABI
Com uma área construída de 13.121,08 m², o prédio das Engenharias ABI abriga salas de aula, laboratórios e salas de professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia Física.


O coordenador das engenharias ABI, professor Adriano Viana Ensinas, contou sobre a integração entre os cursos possibilitada pelo novo espaço. “É uma estrutura especial porque une diversas áreas, e que ajuda na nossa convivência e troca de experiências. Todos juntos temos trabalhado para criar essa nova engenharia que vai muito além de uma área básica, mas possibilita uma formação diferenciada dos nossos estudantes.”

O chefe do Departamento de Engenharia, professor Carlos Eduardo Volpato, agradeceu o empenho da diretoria executiva na construção da obra. “Todos que estão aqui, estudantes, professores e técnicos, estão exercendo um mérito. Mas este mérito só foi possível por causa de um trabalho intenso dos nossos gestores”, ressaltou.

Centro de Pesquisa em Processamento de Produtos Agrícolas
A estrutura é destinada ao atendimento de cerca de 2 mil estudantes e tem uma área de 993m2. A vice-reitora, professora Édila Vilela de Rezende Von Pinho, comentou sobre o empenho do grupo de pesquisa no desenvolvimento do projeto que deu origem ao Centro de Pesquisa. Já o reitor reforçou a importância do novo espaço, que gera referência e identidade para o trabalho de pesquisa de pós-colheita na UFLA. 


O pró-reitor de Pesquisa, Teodorico de Castro Ramalho, ressaltou o avanço da UFLA nos últimos anos, tanto em termos materiais como imateriais. “É notório para todos que a UFLA tem crescido de uma forma impressionante - triplicou em pouco tempo em estrutura física. Se tem crescido em termos materiais, isso se repercute em termos imateriais: saímos de 2004 com a primeira patente e hoje já são mais de 130. Quando olhamos a produção científica da UFLA na Web of Science, por exemplo, é uma explosão de novas publicações.”

Estruturas no Departamento de Ciências Florestais
No Departamento de Ciências Florestais (DCF), foram inauguradas obras e reformas em diferentes setores. O subchefe do Departamento, professor Fábio Akira Mori, fez agradecimentos à Direção Executiva pelo apoio à viabilização das melhorias.


Uma das estruturas com descerramento de placa foi o Laboratório de Sementes Florestais, que passou por ampliação e hoje atende a 450 estudantes, em uma área de 129,95m2. O professor Anderson Cleiton José relatou ter sido um ganho muito grande para o setor, pelo conforto proporcionado a estudantes de graduação e pós-graduação. “Nosso laboratório é referência, possui uma das maiores coleções de espécies nativas, com pouco mais de meia tonelada de sementes, de mais de 300 espécies nativas”.

O setor de Anatomia da Madeira também teve momento de inauguração. A estrutura beneficia 500 estudantes e tem área de 309,42m2. Outro setor inaugurado foi o Lemaf, em uma área de 808,26 m2, que serve a uma comunidade de 450 estudantes.

com Ana Eliza Alvim, Gláucia Mendes e Samara Avelar - da assessoria da UFLA

Comentários

Anônimo disse…
Sem dúvida a UFLA hoje é o maior patrimônio da cidade de Lavras.

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...