Pular para o conteúdo principal

ITAJUBÁ FOI CONTEMPLADA ENTRE 140 MUNICÍPIOS BRASILEIROS E TERÁ 'FARMÁCIA VIVA'

UFLA doará mudas para implantação do projeto e pesquisadores da UFMG atuarão em projetos de pesquisa e extensão em plantas medicinais e fitoterápicas
Horto Medicinal da UFLA

Itajubá, no Sul de Minas, foi contemplado entre 140 municípios do Brasil para a implantação da Farmácia Viva, com apoio do Ministério da Saúde. A Farmácia Viva compreende todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a entrega de preparações a base de plantas medicinais. 

Recentemente, foi realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), um curso de capacitação para agentes comunitários da Saúde, ministrado pela farmacêutica Gabriella Guimarães e Silva, falando sobre cada etapa do projeto.

Desde 2016, a prefeitura realiza ações educativas sobre esse tema. Assim, o objetivo do projeto é, de acordo com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, implantar a Farmácia Viva, incorporando as ações já existentes como grupos educativos, palestras, e rodas de conversa. 

Utilizando também, parcerias com outras instituições, de forma a ampliar o acesso seguro da população às plantas medicinais e fitoterápicos. A coordenação do projeto será realizada pela farmacêutica Gabriella Guimarães e Silva.

O projeto “Estratégias para Implementação da Fitoterapia na Rede Pública de Saúde do Município de Itajubá”, realizado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) conquistou a 5ª colocação do prêmio INOVASUS. 

O estudo evidenciou grande utilização de plantas medicinais pela população, frequentemente sem acompanhamento profissional, e o perfil de utilização dessas plantas orientou a execução de ações educativas para a comunidade e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sobre o uso correto das plantas medicinais mais utilizadas pela população.

A implementação da Farmácia Viva ampliará as ações já desenvolvidas e bem aceitas pela comunidade, promoverá também o surgimento de campos de estágios e pesquisas para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do município, no resgate dos saberes em plantas medicinais nas escolas por meio de atividades, além de promover suporte para ações de educação popular e educação permanente. 

Para as fases de cultivo e coleta, a prefeitura receberá o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), do Instituto Estadual de Floresta de Itajubá (IEF), da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) que promoverá auxílio no desenvolvimento do plano proposto. As mudas serão doadas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Além disso, firmou-se uma parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujos pesquisadores atuam em projetos de pesquisa e extensão em plantas medicinais e fitoterápicos, e auxiliarão de forma continuada na capacitação dos profissionais envolvidos durante a implantação da farmácia Viva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...