Pular para o conteúdo principal

VERDE CAMPO CELEBRA 20 ANOS COMO REFERÊNCIA NACIONAL EM ALIMENTOS SAUDÁVEIS E NATURAIS

Empresa lavrense comemora sua trajetória de sucesso em festa no Gran Finalle
 Alessandro Rios se despede da presidência da empresa e segue no conselho

Há 20 anos, nascia em Lavras, no Sul de Minas, a Verde Campo. De lá pra cá, a empresa expandiu para todo País, produz mais de 60 produtos e processa 3,5 milhões de litros de leite por mês recebido de produtores da região. Para celebrar essa história, a empresa reuniu no último dia 31, os 650 responsáveis por esse sucesso: seus profissionais. 

A comemoração contou com muita música e um almoço especial no Espaço de Eventos Gran Finalle, em Lavras. Na ocasião, também foi feita uma homenagem a Alessandro Rios, um dos fundadores da empresa, que com emoção se despede da presidência. O engenheiro de alimentos segue no conselho da empresa.

História da companhia
Em 1999, empresa foi montada como consultoria para testar novas tecnologias na produção de alimentos, onde até então funcionava a fábrica de queijos Cobogó de Antonio de Carvalho, conhecido como seu Totonho. A tradição familiar foi combinada com tecnologia e pesquisa pelas mãos de Alessandro, primogênito de seu Totonho. 

Seu Totonho e Alessandro Rios

“Começamos pequenos e graças à paixão e comprometimento de todos os profissionais e de toda nossa cadeia de parceiros conseguimos oferecer produtos de altíssima qualidade, inovadores e que estão à mesa em todo País. Hoje, somos referência no setor de laticínios e em produtos saudáveis, só conseguimos isso porque nossas crenças sempre nos nortearam” – afirma Alessandro Rios.

A marca Verde Campo buscou um novo nicho para ingressar no mercado. Foi então, que a empresa levou às prateleiras os primeiros iogurtes diet e light do Brasil. Mas a virada de sua história se deu em 2011, com o lançamento da primeira linha sem lactose no Brasil – a LACFREE, que se tornou sinônimo de categoria. 

“Tínhamos uma linha de produtos únicos que nos abriu as portas nos varejos do País. E fizemos um planejamento estratégico para expandir nossa distribuição para o Brasil inteiro” – explica Rios.

Em 2016, com um faturamento cinco vezes maior em comparação ao ano de lançamento de LACFREE, a empresa inaugurou uma nova categoria: lácteos proteicos. A linha Natural Whey, que é hoje carro chefe da empresa, é composta por iogurtes e shakes com 60% a 70% de sua composição proteica vinda do whey, levando sabor e praticidade para quem busca uma dieta rica em proteína de rápida absorção.

Investimento em produtos naturais
Após ser referência entre os produtos funcionais, a Verde Campo pergunta-se como poderia fazer ainda melhor e manter sua perenidade. Decidiu revolucionar o mercado de lácteos e produzir apenas alimentos 100% naturais, retirando conservantes, corantes, aromas e espessantes artificiais. 

Mais do que um projeto, tratava-se de um compromisso com o consumidor, modificando todo o portfólio de iogurtes e queijos da Verde Campo e não apenas uma linha.

Em produtos perecíveis, como no caso de lácteos, o desafio de retirar conservantes é ainda maior. Foram cinco anos para a concretização do projeto, que envolveu toda a cadeia de produção, como pecuaristas e fornecedores de polpa e fermentos. 

Próximos desafios
A Verde Campo segue crescendo em um ritmo acelerado – de dois dígitos por ano. “O reconhecimento do propósito de nossa marca assegura que crises e diminuição de consumo da categoria não afetem nossas vendas” – conta Arlindo Curzi, novo CEO da Verde Campo, que participou do conselho da companhia desde o início e já atuou nas áreas Industrial, Comercial e estava à frente da Diretoria de inovação.

Arlindo Curzi e Alessandro Rios

Para manter sua expansão, o desafio é aumentar o reconhecimento da Verde Campo em todo o Brasil em torno do tema 100% natural. 

“Queremos levar a alimentação leve e natural para todas as casas. Saúde e nutrição não interessam apenas para quem está de dieta ou adota um estilo de vida fitness. É para quem quer cuidar de seu bem-estar diariamente e levar saúde à mesa de seus filhos e em todas as etapas da sua vida”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...