Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UNIFEI DESENVOLVEM PROJETO SOCIAL "CULTIVANDO SONHO" EM PROL DA APAE DE ITAJUBÁ

O projeto buscou realizar o sonho de serem vendidos para a comunidade externa os alimentos produzidos na Apae Rural, mediante a participação dos alunos atendidos por ela

No primeiro semestre deste ano, alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) desenvolveram, na disciplina de Empreendedorismo Social, o projeto “Cultivando Sonhos”, que, de forma geral, visou ampliar a venda dos alimentos produzidos em hortas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itajubá, no Sul de Minas.

A disciplina foi ministrada pela professora Juliana Caminha Noronha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e a realização do projeto se deu mediante parceria entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Apae Rural e a Unifei Sintrópica.

O projeto buscou realizar o sonho da Apae de vender para a comunidade externa os alimentos produzidos com a participação dos alunos com idade a partir dos 17 anos que são atendidos na Apae Rural, localizada no bairro Cantagalo, zona rural de Itajubá.

A horta em que são produzidos os alimentos era usada antes somente como uma oficina de aprendizado para os atendidos pela entidade, os quais eram responsáveis por cuidar das atividades, como plantar, limpar, fazer a compostagem e colher. Os produtos colhidos eram comercializados entre a comunidade da Apae e o restante era utilizado na cozinha da escola.

Como parte do projeto, a Unifei Sintrópica contribuiu, orientando os funcionários da instituição responsáveis pela horta a melhorarem e aumentarem os canteiros, as plantações e a compostagem. Também foi realizada a troca do local da estufa que já existia para um outro com menos sol, inserindo no seu lugar outros canteiros.

Após a organização da horta, alguns alunos da Unifei participantes do projeto entraram em contato com a Prefeitura Municipal para que fosse autorizada a instalação de uma barraca da Apae na feira de terça-feira, no Sambódromo de Itajubá, o que foi permitido. Assim, os produtos estão sendo comercializados desde o dia 13 de agosto nesse local.

Além dos alunos da disciplina de Empreendedorismo Social, participaram do projeto social, por meio da Unifei Sintrópica, a aluna de mestrado Brunna Araújo Quireli e o professor Bruno Vidal de Almeida, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). O grupo também contou com o apoio do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e da Prefeitura Municipal de Itajubá.

Segundo os alunos da graduação, a participação da comunidade acadêmica neste projeto social proporcionou aos envolvidos conhecer como funciona o universo da pessoa portadora de necessidades especiais, bem como lidar com os prazos e as exigências do projeto. De acordo com a aluna Victoria Passos, integrante do projeto, foi necessário encontrar pessoas que realmente estivessem dispostas a se comprometer com o projeto, e isso foi importante para a formação tanto acadêmica como pessoal.

A aluna também relatou que existe a pretensão de dar continuidade ao projeto, porém por meio da Unifei Sintrópica, para que haja um ambiente de agrofloresta dentro do terreno da Apae Rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...