Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UNIFEI DESENVOLVEM PROJETO SOCIAL "CULTIVANDO SONHO" EM PROL DA APAE DE ITAJUBÁ

O projeto buscou realizar o sonho de serem vendidos para a comunidade externa os alimentos produzidos na Apae Rural, mediante a participação dos alunos atendidos por ela

No primeiro semestre deste ano, alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) desenvolveram, na disciplina de Empreendedorismo Social, o projeto “Cultivando Sonhos”, que, de forma geral, visou ampliar a venda dos alimentos produzidos em hortas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itajubá, no Sul de Minas.

A disciplina foi ministrada pela professora Juliana Caminha Noronha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e a realização do projeto se deu mediante parceria entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Apae Rural e a Unifei Sintrópica.

O projeto buscou realizar o sonho da Apae de vender para a comunidade externa os alimentos produzidos com a participação dos alunos com idade a partir dos 17 anos que são atendidos na Apae Rural, localizada no bairro Cantagalo, zona rural de Itajubá.

A horta em que são produzidos os alimentos era usada antes somente como uma oficina de aprendizado para os atendidos pela entidade, os quais eram responsáveis por cuidar das atividades, como plantar, limpar, fazer a compostagem e colher. Os produtos colhidos eram comercializados entre a comunidade da Apae e o restante era utilizado na cozinha da escola.

Como parte do projeto, a Unifei Sintrópica contribuiu, orientando os funcionários da instituição responsáveis pela horta a melhorarem e aumentarem os canteiros, as plantações e a compostagem. Também foi realizada a troca do local da estufa que já existia para um outro com menos sol, inserindo no seu lugar outros canteiros.

Após a organização da horta, alguns alunos da Unifei participantes do projeto entraram em contato com a Prefeitura Municipal para que fosse autorizada a instalação de uma barraca da Apae na feira de terça-feira, no Sambódromo de Itajubá, o que foi permitido. Assim, os produtos estão sendo comercializados desde o dia 13 de agosto nesse local.

Além dos alunos da disciplina de Empreendedorismo Social, participaram do projeto social, por meio da Unifei Sintrópica, a aluna de mestrado Brunna Araújo Quireli e o professor Bruno Vidal de Almeida, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM). O grupo também contou com o apoio do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e da Prefeitura Municipal de Itajubá.

Segundo os alunos da graduação, a participação da comunidade acadêmica neste projeto social proporcionou aos envolvidos conhecer como funciona o universo da pessoa portadora de necessidades especiais, bem como lidar com os prazos e as exigências do projeto. De acordo com a aluna Victoria Passos, integrante do projeto, foi necessário encontrar pessoas que realmente estivessem dispostas a se comprometer com o projeto, e isso foi importante para a formação tanto acadêmica como pessoal.

A aluna também relatou que existe a pretensão de dar continuidade ao projeto, porém por meio da Unifei Sintrópica, para que haja um ambiente de agrofloresta dentro do terreno da Apae Rural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...