Pular para o conteúdo principal

COOPERVASS CHEGA AOS 59 ANOS COM MUITO A COMEMORAR

Um sonho projetado há quase seis décadas hoje enche a cidade de orgulho e fomenta a economia agrícola

A Coopervass surgiu da união de pessoas interessadas em ver crescer a produção agrícola e leiteira de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas. Unidos e organizados, eles foram se tornando mais fortes a cada ano, seja no momento de negociar a venda de suas colheitas ou de adquirir os insumos de que precisavam.

Dessa cooperação mútua e proteção aos interesses de todos, cresceria a Coopervass, que agora se desponta como uma das cooperativas mais fortes e influentes da região.  A comemoração desses 59 anos está recheada de vitórias, entre elas, a mudança de endereço da sede social. 

A unidade matriz ficou mais ampla, confortável e perto das operações industriais, como a Fábrica de Ração, o Depósito de Café, o Centro de Distribuição e a Administração. 

De acordo com o presidente da Coopervass, Eduardo Meireles, as novas instalações trouxeram mais conforto e bem-estar para os colaboradores e mais eficiência e produtividade. 

Nos últimos anos, a área ocupada com o cultivo de grãos cresceu muito no município, em especial a soja. A fábrica de rações da cooperativa, por exemplo, não depende mais do milho de outros municípios, já que a produção própria abastece toda a demanda e ainda sobra para a exportação.  

Para o novo ano agrícola que se inicia, as perspectivas produtivas são boas, com um crescimento projetado de 15%. A Fenecoop, Feira de Negócios promovida pela Coopervass, também cresceu muito ao longo de 10 anos de existência. Na nova sede, a Fenecoop pôde ser realizada com mais organização, conforto, segurança e, em 2019, bateu seu próprio recorde de negócios e faturamento.

Queijo campeão
O esforço empreendido com as novas instalações, equipamentos e mão de obra especializada no Laticínio Coopervass, trouxe como resultado um prêmio no Festival Mundial de Queijos, realizado em agosto, em Araxá. 

O prêmio, superimportante, chamou a atenção do mercado consumidor para o produto nobre do laticínio da Coopervass, que agora se prepara para a produção do queijo premiado em escala industrial.  

Para a diretoria da Coopervass, essa recompensa confirma a aptidão da Cooperativa em atuar em um mercado muito seletivo e exigente.

Dessa forma, as comemorações dos 59 anos da Coopervass não poderiam ser mais significativas. Conquistas, lutas, histórias e muitas vitórias permeiam a trajetória de quase 60 décadas de crescimento. 

“Estamos cientes de que estamos cumprindo da melhor forma com os compromissos que sempre nortearam os princípios da Coopervass:  projetar a economia agrícola do município, cuidar dos nossos produtores e suas colheitas, bem como cuidar dos recursos naturais de São Gonçalo. Na Coopervass, a vida é dinâmica, e o trabalho de cada um de nós, o responsável por mais um ano de fartura em cereais, cafés, leite, queijos e esperanças”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...