Pular para o conteúdo principal

PECUÁRIA: NOVO PROJETO DE COOPERAÇÃO NO MALI

Liderança mundial brasileira na exportação de carne bovina motivou interesse do país africano em solicitar cooperação no tema

Dados os excelentes resultados dos projetos em curso da cooperação técnica do Brasil com o Mali, uma nova demanda de cooperação foi apresentada ao governo brasileiro pelo país africano. O projeto cobrirá atividade de extrema importância cultural, social e econômica para o Mali: a pecuária de corte.

A solicitação de cooperação foi enviada ao Brasil no primeiro semestre de 2019 e, como resultado, uma delegação brasileira foi ao Mali entre os dias 7 a 11 de outubro para diagnóstico, levantamento de informações e dados do setor, de modo a desenhar os objetivos específicos do projeto.


Participaram da missão representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), coordenadora e financiadora da iniciativa, e três integrantes do Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entre eles o prrofessor Carlos Eduardo do Prado Saad, chefe do Departamento.

Esse tipo de ação preparatória é fundamental para que o desenho do projeto responda às reais necessidades do país cooperante. Para tal, a delegação brasileira reuniu-se com autoridades do Ministério da Pecuária e Pesca do Mali e realizou visitas de campo a propriedades rurais de criação de gado e abatedouros.


Para o desenho do projeto, definição dos objetivos gerais e específicos, atividades previstas, resultados esperados, etc, foi organizado seminário colaborativo, que contou com a participação de diversos atores malinenses, além da delegação brasileira. A atividade permitiu que todos pudessem se envolver e contribuir ativamente com suas ideias e experiências.

Com o nome tentativo, “Aumento do potencial produtivo de carne bovina no Mali – Mali Pecuária”, a nova iniciativa terá como foco contribuir com o incremento das exportações de carne bovina no Mali, por meio do aumento de produção e de produtividade de carne bovina de qualidade nas regiões do entorno de Bamako e Kaye.

Por meio de capacitações proferidas pelos especialistas da UFLA a técnicos do Ministério da Pecuária e Pesca, o projeto contemplará atividades de reforço de capacidades técnicas e institucionais na área de alimentação de bovinos, sanitária, gestão operacional de abatedouros e reprodutiva. Nessa última, em especial, prevê-se a introdução da raça de gado bovino Nelore, no Mali, para melhoramento genético das raças locais durante processo de reprodução.

Os especialistas brasileiros encontraram-se duas vezes com a ministra da Pecuária e Pesca do Mali, Kane Rokia Maguiraga, o que demonstra o grande interesse, ao mais alto nível, que o governo malinense tem pelo novo projeto. A ministra Maguiraga participou ainda de um almoço na Embaixada do Brasil no Mali, no âmbito de visita oficial do Diretor-Adjunto da ABC.

Segundo a ministra Maguiraga, o fato do Brasil ser um dos maiores exportadores de carne do mundo estimulou o Mali a solicitar cooperação nesse tema. “Além disso, o Mali gosta de cooperar com o Brasil. Nossas semelhanças, em termos de clima, vegetação e solo, nos aproximam”, afirmou Maguiraga.

O documento do projeto encontra-se agora em fase de desenho final e ajustes, para depois ser revisado por todos os parceiros envolvidos na iniciativa e, finalmente, ser assinado.


A cooperação técnica com Mali está amparada no Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Brasil e a União Africana, de 2007, e conta atualmente com dois projetos bilaterais em execução, ambos na área agrícola, e uma iniciativa trilateral em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para a promoção do trabalho decente na cadeia produtiva de algodão.

com Janaína Plessmann - da assessoria da ABC-MRE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...