Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFLA PARTICIPA DE NOVAS REUNIÕES EM BUSCA DE RECURSOS

Gestor busca novas vagas de professores da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para aumentar a oferta de vagas para crianças no Núcleo de Educação da Infância. Hospital Universitário também está na pauta

Hoje, quarta-feira, 16, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) cumpre nova agenda em Brasília. Os compromissos envolvem reuniões no Ministério da Cidadania, no Ministério da Educação (MEC), no Congresso Nacional e na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

Toda a programação é direcionada à busca de recursos que possam garantir o avanço da UFLA em diferentes frentes.

No Ministério da Cidadania a pauta é com a Secretaria Especial do Esporte, onde serão discutidos projetos da UFLA na área de Educação Física. 

Eles envolvem a construção de piscina aquecida semiolímpica coberta, integrada a painéis fotovoltaicos que permitam a geração de energia de forma sustentável, além da construção de um ginásio para ginástica aeróbica, acrescido de toda a urbanização necessária. Scolforo lembra que essas iniciativas foram propostas há cerca de cinco anos, e negociações reiteradas estão sendo feitas ao longo do tempo para viabilizar a liberação. “Neste momento, estou esperançoso de conseguirmos ter a demanda atendida”.

No MEC, o reitor participará de reunião com o titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Arnaldo Barbosa Lima Júnior; com o coordenador geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino, Weber Tavares da Silva Júnior; e com o diretor substituto de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes), Tomás Dias Sant’Ana. 

Entre os assuntos a serem discutidos estão as demandas por novas vagas para técnicos administrativos e professores, por equipamentos, além de propostas relativas a editais de incentivo à inovação pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapi). 

Scolforo também argumentará sobre a necessidade de descontingenciamento dos recursos que ainda estão bloqueados, essenciais para que a Universidade avance no atendimento à comunidade.

Outra pauta de alta relevância com o MEC são projetos específicos do hospital universitário da UFLA. 

“Estamos com dois projetos, muito bem detalhados pela equipe do Departamento de Ciências da Saúde (DSA). Eles se referem a equipamentos e previsão de pessoal para que o hospital possa iniciar suas atividades quando concluídas as obras. A infraestrutura segue em ritmo acelerado de construção e todos os recursos para as obras já estão garantidos. Teremos um hospital 100% SUS, projetado para atender à população de Lavras e região com alta eficiência, qualidade de gestão e que seja exemplo em humanização do atendimento”, avalia.

Ainda no Ministério da Educação, o reitor passará pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), onde buscará novas vagas de professores da carreira de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O projeto é aumentar a oferta de vagas para crianças no Núcleo de Educação da Infância (Nedi), de forma a ampliar a colaboração da UFLA para com a educação básica em Lavras e no País.

O reitor participará, ainda, em reunião na Andifes, durante a qual o secretário da Sesu apresentará nova versão do programa Future-se. No Congresso Nacional, a meta é a interlocução com parlamentares da bancada de Minas Gerais, na busca por emendas que representem mais oportunidades para que a Universidade continue seu curso de desenvolvimento, beneficiando toda a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...