Pular para o conteúdo principal

VICE-GOVERNADOR, PAULO BRANT FAZ ENTREGA DE 23 AUTOMÓVEIS PARA A EPAMIG

Durante a entrega, Paulo Brant reiterou o compromisso do estado de Minas com a pesquisa, ciência e tecnologia


O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, do NOVO, esteve presente na manhã desta segunda-feira, 21, na Sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (EPAMIG), em Belo Horizonte, para realizar a entrega de 21 automóveis de serviço e dois caminhões graneleiros. 


Paulo Brant foi recebido pela presidente da empresa, Nilda de Fátima Soares, o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil, e por funcionários da EPAMIG.

Os 23 automóveis entregues foram adquiridos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e somam um investimento de aproximadamente 1,7 milhão de reais. Os veículos seguirão para as Unidades e Campos Experimentais na EPAMIG localizados no interior do estado. A compra dos automotores faz parte do plano de investimento em melhorias na infraestrutura de apoio à pesquisa em todo o estado de Minas Gerais.


De acordo com o vice-governador, sua presença no evento explicita a importância que o governo de Minas dá para a ciência e a tecnologia. Paulo Brant aproveitou sua fala para explicitar que a gestão atual não possui uma visão reducionista acerca da atividade de pesquisa. Segundo ele, cabe ao estado um papel indelegável na questão da ciência e da tecnologia, sobretudo na agricultura e na pecuária, setores da economia diretamente responsáveis por bons números na economia do estado.

“Nós temos absoluta certeza de que algumas atividades são essenciais, e é o estado que tem que fazê-las. Uma delas é a ciência e a tecnologia. É claro que o setor privado participa e contribui, e isso é muito importante. Mas a visão privada complementa a visão do estado. A ciência básica e a difusão da tecnologia para os pequenos produtores é papel indelegável do governo”, declarou Brant.

O vice-governador afirmou, ainda, que deposita confiança na EPAMIG e que reconhece os desafios que vêm pela frente. Para ele, a expectativa é que até o fim de sua gestão, junto ao governador Romeu Zema, a EPAMIG se destaque ainda mais como instituição de pesquisa para que o agronegócio mineiro contribua para tirar Minas do cenário de crise em que se encontra. “A EPAMIG já fez muito, mas pode fazer muito mais se tiver condições mínimas de funcionar, com dignidade e respeito aos seus servidores”, concluiu.

Nesse sentido, a presidente da EPAMIG, Nilda de Fátima, enfatizou que o desenvolvimento da agropecuária em Minas Gerais está diretamente ligado a EPAMIG, empresa que em 2019 completou 45 anos. Nilda relembrou a participação da empresa em pesquisas com café em Minas, estado que detém a marca de 51% de toda produção nacional da bebida. 


A presidente também destacou as mais de 60 marcas de azeite de oliva da Mantiqueira provenientes da primeira extração de azeite extravirgem realizada pela EPAMIG em 2008, além dos diversos prêmios recebidos por vinhos mineiros no exterior, frutos da tecnologia da dupla poda desenvolvida por pesquisadores da empresa no Sul do estado.

“É muito gratificante ter a presença do vice-governador na Sede da EPAMIG para a entrega desses veículos que serão muito úteis para nossos pesquisadores que estão no interior. Recursos para pesquisa são garantias de segurança para bons trabalhos, e bons trabalhos são sinônimos de desenvolvimento para Minas Gerais. Não existe desenvolvimento sem ciência e tecnologia”, afirmou Nilda.

Após a entrega dos veículos o vice-governador foi presenteado com produtos da EPAMIG. A empresa é uma vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Seapa).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...