Pular para o conteúdo principal

AGROECOLOGIA: COPASA IMPLANTA SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO SUL DE MINAS

Cidade de São Tomé das Letras foi a cidade piloto do projeto

Com o objetivo de disseminar as noções básicas da agroecologia e promover transformações socioambientais para proteção de mananciais, a Copasa, por meio do convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB), realizou no período de 18 a 24 de outubro, o treinamento para implantação dos Sistemas Agroflorestais (SAF) em quatro propriedades rurais situadas na bacia do ribeirão Canta Galo no município de São Tomé das Letras, no Sul de Minas.

Os trabalhos, coordenados pela Associação Veracidade, contratada por meio da FBB, contaram com a participação de cerca de setenta pessoas, entre empregados da Copasa, membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) e de outros representantes das comunidades locais.


Com o plantio de diferentes espécies, o SAF reúne culturas agrícolas e espécies arbóreas que equilibram e proporcionam a diversidade e a interação ecológica do sistema agrícola, possibilitando o controle natural de pragas e doenças, gerando impactos positivos nas bacias hidrográficas.

Para Maíra Fares Leite, geógrafa da Copasa, o SAF é uma oportunidade visualizada como um plano potencial de utilização do solo nas bacias hidrográficas onde é feita a captação de água pela Copasa. “Acreditamos no resultado dessas capacitações, dessas unidades demonstrativas como forma de promover o conhecimento e impulsionar a transição para o cultivo sustentável, alinhado com a preservação do solo e da água dessas bacias”, comentou.

Sócrates Fernandes, morador de São Tomé das Letras, há mais de 20 anos e proprietário de uma das localidades em que foi implantado o SAF, acredita que a participação no projeto já é um ganho. “Tudo que eu consegui na vida foi aqui em São Tomé. Agora vou poder retribuir ao contribuir para que tenhamos mais qualidade de vida”, destacou.

José Roberto Martins da Silva Júnior, proprietário de um local onde também foi realizada a implantação do SAF, comentou: “vamos receber visitas de pessoas ligadas ao roteiro da permacultura. Por isso, vamos fazer com que esses locais se tornem uma escola para o desenvolvimento de ações sustentáveis, ensinando as pessoas a viverem de forma harmoniosa com a natureza”, comentou.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...