Pular para o conteúdo principal

AGROECOLOGIA: COPASA IMPLANTA SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO SUL DE MINAS

Cidade de São Tomé das Letras foi a cidade piloto do projeto

Com o objetivo de disseminar as noções básicas da agroecologia e promover transformações socioambientais para proteção de mananciais, a Copasa, por meio do convênio com a Fundação Banco do Brasil (FBB), realizou no período de 18 a 24 de outubro, o treinamento para implantação dos Sistemas Agroflorestais (SAF) em quatro propriedades rurais situadas na bacia do ribeirão Canta Galo no município de São Tomé das Letras, no Sul de Minas.

Os trabalhos, coordenados pela Associação Veracidade, contratada por meio da FBB, contaram com a participação de cerca de setenta pessoas, entre empregados da Copasa, membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) e de outros representantes das comunidades locais.


Com o plantio de diferentes espécies, o SAF reúne culturas agrícolas e espécies arbóreas que equilibram e proporcionam a diversidade e a interação ecológica do sistema agrícola, possibilitando o controle natural de pragas e doenças, gerando impactos positivos nas bacias hidrográficas.

Para Maíra Fares Leite, geógrafa da Copasa, o SAF é uma oportunidade visualizada como um plano potencial de utilização do solo nas bacias hidrográficas onde é feita a captação de água pela Copasa. “Acreditamos no resultado dessas capacitações, dessas unidades demonstrativas como forma de promover o conhecimento e impulsionar a transição para o cultivo sustentável, alinhado com a preservação do solo e da água dessas bacias”, comentou.

Sócrates Fernandes, morador de São Tomé das Letras, há mais de 20 anos e proprietário de uma das localidades em que foi implantado o SAF, acredita que a participação no projeto já é um ganho. “Tudo que eu consegui na vida foi aqui em São Tomé. Agora vou poder retribuir ao contribuir para que tenhamos mais qualidade de vida”, destacou.

José Roberto Martins da Silva Júnior, proprietário de um local onde também foi realizada a implantação do SAF, comentou: “vamos receber visitas de pessoas ligadas ao roteiro da permacultura. Por isso, vamos fazer com que esses locais se tornem uma escola para o desenvolvimento de ações sustentáveis, ensinando as pessoas a viverem de forma harmoniosa com a natureza”, comentou.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...