Pular para o conteúdo principal

BIAS FORTES, TIRADENTES E SERRA DA SAUDADE EM DEFESA DOS CORREIOS

Casa da Câmara de Tiradentes

Nesta semana, as cidades de Bias Fortes, Tiradentes e Serra da Saudade apresentam moções públicas contra a privatização dos Correios, por meio de suas Câmaras Municipais. A primeira proposição é em Tiradentes, hoje, terça-feira, 19, às 17h. Já no dia 21, às 18h, será a vez de Serra da Saudade, município menos populoso do Brasil. Por último, a apresentação da moção em Bias Fortes acontece às 18h, na sexta-feira, 22.

Desde junho, 59 cidades de Minas Gerais já demonstraram o interesse na manutenção da estatal como empresa pública, por meio de suas Casas Legislativas, incluindo Belo Horizonte, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Ouro Preto, Pirapora, São João Del Rei, Uberlândia (veja lista completa abaixo). Iniciativas como essas buscam sensibilizar a sociedade quanto à importância dos Correios como prestador de serviços públicos. A estatal é a principal operadora logística do Brasil e contribui para o desenvolvimento das cidades do País, principalmente as menores, que precisam de um link com as regiões de maior desenvolvimento econômico.

Os Correios, que têm enorme capilaridade no território nacional, estão presentes em 100% das cidades brasileiras. Dos 5.570 municípios do País, 60% não possuem qualquer atendimento dos principais órgãos do governo federal (INSS, Receita, IBGE, Justiças Eleitoral e do Trabalho). Os Correios prestam importantes serviços em todas as localidades do Brasil, como a entrega de medicamentos, vacinas, livros didáticos, além de serem fundamentais para os pequenos, médios e microempreendedores. Há 11 anos, por exemplo, a empresa coleta e distribui as provas do Enem, uma operação grandiosa com sete mil rotas e a entrega, em média, de 11 milhões de provas, apresentando erro zero na operação.

Com recentes medidas de reestruturação, os Correios atingiram um nível de excelência nas entregas, com 99% de resultado. Pesquisas atuais mostram que a maioria da população não tem interesse na privatização das estatais brasileiras, entre elas os Correios.

A Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP Minas), entidade sem fins lucrativos, que defende os interesses de empregados e ex-empregados dos Correios, apoia a iniciativa. A Associação, assim como outras instituições, tem interesse na manutenção dos Correios como empresa pública e sustentável.


SERVIÇO
Moção pública em defesa dos Correios
  • 19/11 – 17h – Câmara Municipal de Tiradentes - Rua da Câmara, S/N
     
  • 21/11 – 18h – Câmara Municipal de Serra da Saudade - Rua São Paulo, 47 - Bairro São Geraldo
     
  • 22/11 – 18h – Câmara Municipal de Bias Fortes – Praça São Sebastião, 04 – Nossa Senhora Aparecida


Cidades de MG onde já foram apresentadas moções em defesa dos Correios com o apoio da ADCAP Minas

ABAETÉ
AÇUCENA
ALTO RIO DOCE
ARAÇAÍ
BARBACENA
BELO HORIZONTE
BOTUMIRIM
CACHOEIRA DO PRATA
CAETÉ
CANDEIAS
CARMO DE MINAS
CARMO DO PARANAÍBA
CASA GRANDE
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
CONSELHEIRO LAFAIETE
CONTAGEM
DESCOBERTO
ENTRE RIOS DE MINAS
FERROS
FORMIGA
FRUTAL
IGUATAMA
ILICÍNEA
IMBÉ DE MINAS
IPATINGA
ITABIRITO
ITUIUTABA
ITUMIRIM
JUIZ DE FORA
LAVRAS
MANHUAÇU
MERCÊS
MOEDA
MONTES CLAROS
OLIVEIRA FORTES
OURO PRETO
PAIVA
PEDRO LEOPOLDO
PIRACEMA
PIRANGUINHO
PIRAPORA
PRADOS
RIO PRETO
ROCHEDO DE MINAS
SANTA LUZIA
SANTANA DO DESERTO
SANTANA DO JACARÉ
SÃO BRÁS DO SUAÇUÍ
SÃO FRANCISCO DO GLÓRIA
SÃO GONÇALO DO ABAETÉ
SÃO JOÃO DEL REI
SÃO PEDRO DOS FERROS
SAPUCAÍ MIRIM
SENHORA DE OLIVEIRA
TRÊS PONTAS
UBAPORANGA
VÁRZEA DA PALMA
VIÇOSA
VIRGÍNI
A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...