Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO DEVE REALIZAR CONCURSO PÚBLICO PARA REGULARIZAR QUADRO DE SERVIDORES

De acordo com o MP, a contratação irregular de pessoal em Campo Belo ocorria há anos e em diferentes gestões política

Por meio de 15 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a administração pública de Campo Belo, no Sul de Minas, se comprometeu a regularizar o modo de contratação e o quadro de servidores do município. 

Os TACs – que preveem inclusive a abertura de concurso público – foram assinados com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Campo Belo.

Pelos acordos, estão previstos concursos públicos para o Programa de Saúde da Família (PSF), o Centro Odontológico (CEO), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Abrigo Institucional, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outros.

A administração municipal deve ainda regularizar os cargos comissionados e as funções de confiança, de modo que sejam preenchidos, sem concurso público, apenas os do alto escalão. Já os cargos de agente de controle administrativo e os de chefe de divisão, de setor e de controle de serviço, além dos de coordenador, diretor e vice-diretores de escola devem ser ocupados por servidores concursados.

O município também se comprometeu a encaminhar projeto de lei à Câmara de Vereadores para regulamentar as hipóteses de contratação temporária, que além de não poder durar mais de seis meses, com direito a uma prorrogação, deve respeitar a Constituição Federal. Segundo o promotor de Justiça Cléber Augusto do Nascimento, com isso, está prevista a abertura de 500 vagas na administração pública, que deve promover concurso em até um ano.

Entre os cargos a serem preenchidos estão: agente administrativo, médico, nutricionista, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de serviços gerais, motorista, vigia, educador físico, recepcionista, segurança, técnico em radiologia, auxiliar de limpeza, almoxarife, gerente administrativo, comissário de menor, engenheiro agrônomo, operador de máquinas, pedreiro, eletricista, soldador, psicólogo, assistente social.

De acordo com o promotor de Justiça Cléber Nascimento, a contratação irregular de pessoal em Campo Belo ocorria há anos e em diferentes gestões políticas. Vários acordos foram propostos sem êxito. Só agora que os procuradores do município são efetivos chegou-se a uma solução. Antes disso, ações de improbidade foram ajuizadas contra gestores que não regularizaram a situação, e outras para obrigar o município a realizar concurso público.

com assessoria do MPMG

Comentários

Anônimo disse…
Resumindo: enganaram o povo vários anos ao invés de fazerem concurso. tardou mas não falhou

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...