Pular para o conteúdo principal

DIA DA BELEZA INCLUSIVA NO SENAC LAVRAS

Instituição promove oficina de maquiagem para mulheres surdas e deficientes visuais
Etiquetas em Braille

Segundo dados do Censo 2010, no Brasil, cerca de 24% da população declarou possuir algum tipo de deficiência. A mais comum, entre as declaradas, foi a visual, atingindo 3,5% da população. Na sequência, apareceram problemas motores (2,3%), intelectuais (1,4%) e auditivos (1,1%). 

No total são mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Números significativos, que correspondem a uma massa consumidora com demandas de produtos e serviços para atender as suas necessidades desde as mais básicas até serviços de estética e beleza, por exemplo.

Segundo Larissa Matos, analista de educação inclusiva do Senac, a atuação das empresas para atender a este nicho ainda é pouco explorada. 

Maquiagem para cegas

“As empresas e profissionais capacitados para esse público têm vantagem competitiva. Mulheres com deficiência visual querem saber como se maquiar adequadamente. Muitas trabalham e podem frequentar um salão de beleza, buscando produtos e serviços diversos”, explica Larissa.

Com objetivo de fomentar a inclusão e ampliar os horizontes na prestação de serviços às pessoas com deficiência, o Senac em Lavras promove a oficina gratuita “Tendências em maquiagem para o verão”, que será ministrada para um grupo de mulheres do Centro de Apoio às Necessidades Auditivas e Visuais (CENAV). 

“A maquiagem proporciona o acesso ao universo da beleza e saber como se maquiar, utilizando adequadamente os produtos, é fundamental para a rotina e autonomia das mulheres. Por que não proporcionar essa experiência para mulheres com deficiência?”, indaga Eva Coelho, coordenadora do CENAV.

A oficina será realizada nesta quarta-feira, 27, a partir das 13h30, no Salão Escola da unidade Senac em Lavras (Rua Comandante Soares Júnior, 68 – Arthur Bernardes). Mais informações pelo telefone (35) 2142 1900.

Mercado em alta
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostram que, nos últimos cinco anos, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil, passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais. Segundo o diretor do Senac em Lavras, Carlos Pinto, a demanda no município acompanha essa tendência. 

“Nos últimos anos percebemos uma demanda acentuada para os cursos nessa área. Por isso, nossa programação sempre contempla oportunidades neste eixo”, explica. Para 2020, em Lavras o Senac oferecerá cursos de manicure e pedicure, maquiador, cabeleireiro e o técnico em estética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...