Pular para o conteúdo principal

PALESTRAS, AGRADECIMENTOS E PREMIAÇÕES MARCARAM A ABERTURA DOS CONGRESSOS DA UFLA


Foi em clima de muitos agradecimentos que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou seus Congressos na manhã desta segunda-feira, 4. A cerimônia de abertura, realizada no Salão de Convenções, contou com a participação de autoridades da instituição, servidores e estudantes da graduação e pós-graduação. 

O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destacou a importância dos projetos de extensão e publicações que são realizadas pela instituição.

“A integração entre ensino, pesquisa e extensão é a coisa mais rica de uma universidade. E precisamos destacar e agradecer a participação dos discentes na realização do congresso. Sendo eles futuros embaixadores da UFLA, é preciso ressaltar que não serão apenas profissionais de excelência, com conhecimento técnico sobre suas áreas de formação, mas, principalmente, terão destaque por serem profissionais éticos, e as empresas terão satisfação em investir nestes futuros profissionais. O que plantamos agora em formação de qualidade, nós colheremos com oportunidades no mercado de trabalho”, destacou o reitor da universidade.


O Diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, finalizou os trabalhos da manhã de abertura com a palestra "Internacionalização como mecanismo de aprimoramento da Educação Superior".

O 32º Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla); 14º Congresso de Extensão da UFLA (Conex); 28º Congresso de Pós-graduação da UFLA, com a temática “Importância da Internacionalização no desenvolvimento das Universidades Brasileiras”, ocorrem até sexta-feira (8/11). Fazem parte da programação palestras, mesas redondas e apresentação de pôsteres. Confira datas e horários e participe!  

Premiação
Os Prêmios “Professor Alysson Paolinelli” e “Professor Alfredo Scheid Lopes” foram outorgados durante a cerimônia de abertura. Instituídos pelo Conselho Universitário da UFLA, por meio da Resolução 050, de 4 de julho de 2018, têm como objetivo reconhecer o mérito científico de docentes da instituição que publicaram artigos científicos em periódicos de destaque no cenário internacional e aqueles docentes que tiveram elevado número de citações de seus artigos.

Prêmio “Professor Alysson Paolinelli”: professores que publicaram, em 2018, os artigos científicos em periódicos com maior fator de impacto JCR corrigido.

1º lugar: Prof. Julio Neil Cassa Louzada: JCRc = 9.79 – Departamento de Biologia (DBI)
2º lugar: Prof. Eduardo Alves: JCRc = 6.46 - Departamento de Fitopatologia (DFP)
3º lugar: Prof. Saulo Rocha Ferreira: JCRc = 4.312 - Departamento de Engenharia (DEG)

Menção honrosa “Professor Alysson Paolinelli

Prof. Alexandre Alberto Chaves Cotta – Departamento de Física (DFI)

Prêmio Professor “Alfredo Scheid Lopes”: professores que apresentaram o maior número de citações na base Web of Science, considerando o período de 2016 a 2018.

1º lugar: Prof. Luiz Roberto Guimarães Guilherme: 292 citações – Departamento de Ciência do Solo (DCS)
2º lugar: Prof. Paulo dos Santos Pompeu: 190 citações – Departamento de Biologia (DBI)
3º lugar: Profa. Elaine Fontes Ferreira da Cunha: 172 citações – Departamento de Química (DQI)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...