Pular para o conteúdo principal

PESQUISA PREMIADA EM VARGINHA APRESENTA ALTERNATIVAS PARA ESGOTO


Você acredita que as bactérias contidas no solo sejam apenas prejudiciais? Um projeto de pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Varginha, no Sul de Minas, cogitou que pudesse ser o contrário, testando a possibilidade de actinomicetos (bactérias gram-positivas comuns na terra) contribuírem com a quebra de moléculas de gordura com potencial para redução de custos com tratamento de esgoto e auxiliar na limpeza de caixas residenciais de gordura.

A proposta, apresentada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus Varginha do CEFET-MG, rendeu às professoras do Departamento de Formação Geral Aline de Oliveira e Cristina Roscoe e ao aluno Guilherme Branquinho (3º ano Técnico Informática) o primeiro lugar geral ao final do evento, em outubro, dada a importância social e a inovação proposta pelo grupo.

A pesquisa teve como principal objetivo o isolamento de actinomicetos de húmus (matéria orgânica decomposta) de minhoca produzidos com resíduos orgânicos domésticos. “Essas bactérias possuem grande capacidade de degradação de compostos orgânicos complexos, contribuindo para a reciclagem da matéria na natureza. As enzimas lipases e proteinases auxiliam nesse processo de biodegradação”, explica a autora, Cristina Roscoe.

O volume de resíduos líquidos e sólidos produzidos nas residências é bastante significativo, por isso a ideia inicial do projeto era procurar soluções para reduzir os impactos dessas substâncias no meio ambiente. A professora explica que o estudo buscava uma estratégia para o tratamento de espuma presente nas caixas de gordura residenciais ou comerciais que, mesmo descartadas adequadamente em aterros sanitários controlados, acabavam levando pequenas concentrações de lipídios (óleos, gorduras, ceras) para as estações de tratamento de esgoto (ETEs) ou corpos d’água.

“Por isso, acreditamos que um coquetel de enzimas extraídas desse micro-organismos seja promissor para um tratamento simplificado de uso doméstico, contribuindo com a otimização dos tratamentos nas ETEs, para a proteção dos corpos d’água contra os efeitos indesejados desses lançamentos, além de facilitar a limpeza das caixas de gordura”, detalha a professora Cristina.

Os testes da pesquisa foram bem-sucedidos: como os actinomicetos são facilmente isolados do substrato escolhido, a triagem de linhagem boas produtoras das enzimas foi conduzida com êxito. A ideia, agora, é “produzir o coquetel de enzimas para realizar os testes em escala laboratorial”, explica a professora, que está focada na continuidade do experimento.

Os resultados possíveis para a sociedade são animadores: um produto de qualidade produzido a partir dessa pesquisa poderá ser sentido no bolso do consumidor com uma maior eficiência no tratamento de efluentes domésticos, gerando menos custos nas taxas de tratamento de esgoto. Além disso, também reduzirá os gastos com as limpezas frequentes nas caixas de gordura das residências, que geram odores e atraem insetos vetores de doenças. 

“Também devemos destacar os custos ambientais, que na maioria das vezes não é contemplado em planilhas, mas a ele estão associados a sobrevivência das futuras gerações e também a qualidade de vida das gerações atuais e futuras”, argumenta a professora.

A pesquisa também representa uma alternativa no mercado aos vários coquetéis enzimáticos disponíveis à venda, ainda muito caros, por isso apresenta uma inovação. “O projeto prevê o desenvolvimento de um produto de custo reduzido com a recuperação de enzimas lipases de proteases de linhagens boas produtoras”, finaliza.

da assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...