Pular para o conteúdo principal

PESQUISA PREMIADA EM VARGINHA APRESENTA ALTERNATIVAS PARA ESGOTO


Você acredita que as bactérias contidas no solo sejam apenas prejudiciais? Um projeto de pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Varginha, no Sul de Minas, cogitou que pudesse ser o contrário, testando a possibilidade de actinomicetos (bactérias gram-positivas comuns na terra) contribuírem com a quebra de moléculas de gordura com potencial para redução de custos com tratamento de esgoto e auxiliar na limpeza de caixas residenciais de gordura.

A proposta, apresentada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus Varginha do CEFET-MG, rendeu às professoras do Departamento de Formação Geral Aline de Oliveira e Cristina Roscoe e ao aluno Guilherme Branquinho (3º ano Técnico Informática) o primeiro lugar geral ao final do evento, em outubro, dada a importância social e a inovação proposta pelo grupo.

A pesquisa teve como principal objetivo o isolamento de actinomicetos de húmus (matéria orgânica decomposta) de minhoca produzidos com resíduos orgânicos domésticos. “Essas bactérias possuem grande capacidade de degradação de compostos orgânicos complexos, contribuindo para a reciclagem da matéria na natureza. As enzimas lipases e proteinases auxiliam nesse processo de biodegradação”, explica a autora, Cristina Roscoe.

O volume de resíduos líquidos e sólidos produzidos nas residências é bastante significativo, por isso a ideia inicial do projeto era procurar soluções para reduzir os impactos dessas substâncias no meio ambiente. A professora explica que o estudo buscava uma estratégia para o tratamento de espuma presente nas caixas de gordura residenciais ou comerciais que, mesmo descartadas adequadamente em aterros sanitários controlados, acabavam levando pequenas concentrações de lipídios (óleos, gorduras, ceras) para as estações de tratamento de esgoto (ETEs) ou corpos d’água.

“Por isso, acreditamos que um coquetel de enzimas extraídas desse micro-organismos seja promissor para um tratamento simplificado de uso doméstico, contribuindo com a otimização dos tratamentos nas ETEs, para a proteção dos corpos d’água contra os efeitos indesejados desses lançamentos, além de facilitar a limpeza das caixas de gordura”, detalha a professora Cristina.

Os testes da pesquisa foram bem-sucedidos: como os actinomicetos são facilmente isolados do substrato escolhido, a triagem de linhagem boas produtoras das enzimas foi conduzida com êxito. A ideia, agora, é “produzir o coquetel de enzimas para realizar os testes em escala laboratorial”, explica a professora, que está focada na continuidade do experimento.

Os resultados possíveis para a sociedade são animadores: um produto de qualidade produzido a partir dessa pesquisa poderá ser sentido no bolso do consumidor com uma maior eficiência no tratamento de efluentes domésticos, gerando menos custos nas taxas de tratamento de esgoto. Além disso, também reduzirá os gastos com as limpezas frequentes nas caixas de gordura das residências, que geram odores e atraem insetos vetores de doenças. 

“Também devemos destacar os custos ambientais, que na maioria das vezes não é contemplado em planilhas, mas a ele estão associados a sobrevivência das futuras gerações e também a qualidade de vida das gerações atuais e futuras”, argumenta a professora.

A pesquisa também representa uma alternativa no mercado aos vários coquetéis enzimáticos disponíveis à venda, ainda muito caros, por isso apresenta uma inovação. “O projeto prevê o desenvolvimento de um produto de custo reduzido com a recuperação de enzimas lipases de proteases de linhagens boas produtoras”, finaliza.

da assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...