Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS SÃO PREMIADOS NO SemeAD 2019

Professor Dany Flávio Tonelli  e o doutorando Rodrigo Gandia

Duas pesquisas desenvolvidas por cientistas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram premiadas no XXII Seminário em Administração - SemeAd 2019, realizado entre os dias 6 e 8 deste mês na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

O professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA Dany Flávio Tonelli recebeu o prêmio de melhor artigo da área de Gestão e Inovação com o trabalho “Public Innovation in Post-Transition Countries: experiences from Brazil and Romania”, desenvolvido em parceria com os pesquisadores Malina Voicu, do Instituto de Qualidade de Vida da Romênia, e Marian Zulean, professor do Instituto de Pesquisa da Universidade de Bucareste. 

No artigo, foram discutidos e problematizados aspectos da história política passada que influenciam as capacidades de inovação governamentais. 

“Contextualizamos períodos anteriores para explicar programas de transporte escolar em zonas remotas. No Brasil, por exemplo, foi estudado o Programa Caminhos da Escola, que oferece aos municípios a possibilidade de compra do ônibus escolar rural. Já na Romênia, há um programa parecido, mas que não chegou a desenvolver um veículo exclusivo com esse mesmo objetivo”, explicou Dany.

Outro trabalho premiado foi o do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFLA, Rodrigo Marçal Gandia, na categoria de melhor projeto de tese do Consórcio Doutoral. 

O projeto de tese “Innovation in Business Ecosystem Models: Mobility As A Service, Autonomous Vehicles and the Future Of Urban Mobility” foi desenvolvido em uma cotutela da UFLA e da Université Paris-Saclay, na França, sob coordenação dos pesquisadores Joel Yutaka Sugano (PPGA/UFLA) e Isabelle Nicolai, do Laboratoire Gènie Industriel/Central e Supelèc. 

A pesquisa busca analisar o conceito da Mobilidade como um Serviço (MaaS) e sua implementação e aceitação no futuro da mobilidade urbana. 

“A ideia é de buscar compreender o comportamento do consumidor brasileiro, de modo a ‘tropicalizar’ conceitos e tecnologias internacionais que irão impactar nos rumos da mobilidade urbana no Brasil”, destacou o doutorando.

Além do reconhecimento pelos trabalhos, cada pesquisador vencedor ganhou um prêmio no valor de mil reais. A UFLA foi também a 4ª Instituição com maior número de aprovações no evento, que bateu recordes de inscrições: foram 38 trabalhos aprovados, num âmbito de 1200 pessoas inscritas.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...