Pular para o conteúdo principal

SAAE DE TRÊS PONTAS VAI IMPLANTAR TARIFA BÁSICA OPERACIONAL

Três Pontas tem hoje 18 mil residências e as contas se dividem em social, residencial, comercial, industrial e pública
Estação de Tratamento de Água Ipiranga, em Três Pontas

Para esclarecimentos à população sobre as mudanças propostas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Três Pontas, no Sul de Minas, uma Audiência Pública foi realizada no Plenário da Câmara Municipal. Aberta ao público, a reunião contou também com vereadores que já aguardavam a sessão do dia. 

A audiência serviu para apresentar os pontos cruciais das mudanças caso seja implantada a Tarifa Básica Operacional. Segundo especialistas, o aumento na receita do SAAE com o novo sistema será de 16,7% e para o consumidor a economia nas contas de água podem ser de 5,6% menor que a atual.

De acordo com a Lei Federal 11.445/2007, todo município precisará ter a regulação do saneamento básico, significando que a autarquia definirá as tarifas, pois para garantir os investimentos há necessidade de captação de recursos. 

As novas tarifas devem passar a valer a partir de 2020. Os responsáveis pela Audiência Pública esclareceram que com a entrada em vigor, mais ou menos 30% das residências poderão ter redução no valor da tarifa de até 17% em relação ao que pagam atualmente. 

Três Pontas tem hoje 18 mil residências e as contas se dividem em Social, Residencial, Comercial, Industrial e Pública. Foi esclarecido também no encontro, que em assembleia com prefeitos e representantes de empresas que trabalham com água e saneamento, foi assinado por todos os presentes a Resolução 008/2019 aprovando a implantação das mudanças nas tarifas.

Vereadores que acompanhavam a Audiência Pública questionaram sobre valores, imóveis abandonados e até sobre a tarifa mínima. Todos estes pontos e outras dúvidas serão analisadas ainda pelos vereadores e já se adiantaram que somente serão implantadas se forem mudanças boas para a população. Embora o público tenha sido pequeno, a reunião foi acompanhada por muitos servidores do SAAE. 

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...