Pular para o conteúdo principal

UFSJ É A INSTITUIÇÃO BRASILEIRA COM MAIOR IMPACTO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA


A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebeu da empresa Web of Science Group o prêmio de instituição brasileira com maior impacto de pesquisa nas áreas de ciências exatas e da natureza no mundo. O relatório foi elaborado pela Clarivate Analytics e deu nota de 2,53 para a UFSJ. Nenhuma outra instituição teve nota acima de 2 nesse quesito.

Levando em consideração todas as áreas do conhecimento analisadas, a UFSJ ficou em segundo lugar no Brasil (com uma nota média de 1,54) - veja matéria anterior aqui. Os resultados apontam para a qualidade da ciência desenvolvida na universidade, pois, para mensurar o impacto em pesquisa, é levada em conta a citação das produções da UFSJ por outros cientistas internacionalmente. A nota média global é de 1.

“Este prêmio simboliza uma espécie de retorno da nossa Universidade para a sociedade, além de ser um exemplo forte de como as universidades públicas brasileiras são importantes para o desenvolvimento científico do País”, comenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), André Mota.

Ele lembra ainda que a UFSJ tem recebido, nos últimos anos, pesquisadores formados em grandes instituições de ensino superior do Brasil. “Essa rede que conseguimos atrair e manter na UFSJ trouxe interações internacionais com grupos de pesquisa relevantes”, ressalta.

Para André Mota, o desafio agora é manter esses bons índices em um cenário de escassez de recursos para a ciência no País. 

“Um ponto fundamental é ter planejamento, organização e gestão financeira responsável que reconheçam essa situação que estamos enfrentando e permitam a implementação de ações para que esse desenvolvimento não seja interrompido”, avalia.

Papel das universidades públicas
De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas instituições são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País. Esse dado alerta para a discussão em torno da valorização da pesquisa.

O pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, André Batista de Negreiros, defende que a pesquisa deve permanecer resistindo aos ataques de desvalorização que vêm sofrendo a ciência como um todo. 

“A UFSJ valoriza a pesquisa e tem pesquisadores de alto gabarito internacional que favorecem o impacto dos artigos publicados pela nossa instituição. Penso que devemos falar em ampliação mais do que em manutenção”.

Clarivate Analytics
A empresa atua no fornecimento de informações e inovação em setores como produção científica, inteligência farmacêutica e biotecnológica, Padrões de inteligência e conformidade de patentes, tendo como principal foco universidades, organizações sem fins lucrativos, organizações de financiamento, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...