Pular para o conteúdo principal

ARTISTA PLÁSTICO DIEGO MENDONÇA HOMENAGEIA ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO DEL-REI

O painel pode ser visitado de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h

Foi inaugurado o painel do artista plástico Diego Mendonça, afixado na ante-sala do gabinete do prefeito, na sede do prédio imperial da Prefeitura de São João del-Rei, nas Vertentes, construído em 1849.

Com 37 anos, Diego Mendonça fez uma homenagem para a cidade de São João del-Rei, sua terra natal, com um painel comemorativo dos 300 anos da cidade. No dia 8 a cidade completou 306 anos e a inauguração fez parte das comemorações de aniversário.

O painel é “uma saborosa degustação de cores, surpreendendo o espectador a cada figura, impressionando principalmente pelo tamanho, 4,0 x 2,5 metros”. É a maior obra já pintada pelo artista. 

"Diego tem talento garantido aos poucos", elogia Carlos Perktold, que integra a Associação Brasileira e a Associação Internacional de Críticos de Arte.


Cenário
Trata-se de uma leitura das grandes personalidades que nasceram ou viveram aqui, como Tiradentes, Tomé Portes Del Rei, Bárbara Heliodora e Tancredo Neves. Os sinos e a Maria Fumaça também receberam destaque. Tudo acontece no entorno da Ponte do Rosário que, por sua importância para a história da cidade, foi o cenário principal. Há de se falar também do grande concerto, envolvendo as tradicionais orquestras e bandas da cidade. 

O painel é uma representativa mostra da obra do pintor, que nasceu em uma família de artistas são-joanenses, e cresceu atento à estética, à beleza e às cores vibrantes dos trabalhos em madeira, pedra- sabão e gnaisse. "Foi assim, em meio às talhas dos escultores, dos mestres do barroco e dos grandes arcazes dos museus da minha cidade, que me vi impulsionado à admirar a arte, o belo, o claro-escuro das pinturas barrocas", diz o pintor, que também é clarinetista. Segundo a artista mineira Yara Tupynambá, "entre quadros e música, Diego caminha em um crescendo, com calma, como o próprio clima da cidade".

As obras do artista Diego Mendonça já foram exibidas em mais de 10 países, nos mais famosos museus e galerias internacionais, e ultrapassaram a marca de 500 trabalhos vendidos. O artista também tem colecionado prêmios nos principais salões do país. O mais recente foi em junho desse ano, recebeu medalha de ouro em Portugal, na Exposição Internacional de Arte, realizado pela Galeria Magenta.

 Atualmente, Diego é mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, no PIPAUS, pela UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei. O painel, segundo o Guia Internacional de Arte Contemporânea, publicado na França em 2015, está avaliado em R$ 190 mil. O projeto foi de iniciativa do vereador Cabo Zanola que, desde a administração anterior, vem lutando em favor das artes na cidade, trazendo o devido valor aos artistas locais. 

A Prefeitura doou as tintas e telas. O painel ficará permanente na Prefeitura, no segundo andar, na ante-sala do gabinete, onde poderá ser visto pelo público de 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...