Pular para o conteúdo principal

CONSUMIDOR COMPRA IOGURTE PELA MARCA E NÃO PELO PREÇO, APONTA PESQUISA DA UFLA


O iogurte, além de ser um produto bastante popular, é também um dos mais nutritivos entre os compostos lácteos fermentados. Por ser versátil e rico nutricionalmente, é o tipo de refeição que está presente em quase todas as dietas, fazendo parte da lista de alimentos saudáveis. 

Com seu vasto crescimento, as empresas do ramo alimentício têm investido em comerciais assertivos que acabam influenciando diretamente a escolha do consumidor. 

Pensando nisso, uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial (NENP), do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), avaliou a influência do preço, da marca e das características sensoriais na aceitação e intenção de compra de iogurtes.

Para o professor do DCA e orientador da pesquisa João de Deus Souza Carneiro, “tanto características sensoriais do produto como cor, sabor, aparência e textura, quanto a marca e o preço influenciam na percepção sensorial e na intenção de compra”. 

Em alguns casos, uma marca já consolidada, aliada a uma boa estratégia de marketing, exerce uma grande influência no processo de compra das pessoas. É possível observar também que várias características dos produtos induzem diretamente a escolha final dos consumidores.

As alternativas alimentares tendem a ser estáveis ao longo do tempo. No entanto, os hábitos de consumo podem evoluir. Na atual era globalizada, é possível observar que o ramo alimentício cresce a cada ano, como aponta a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). 

Desse modo, é natural que os consumidores sejam expostos a uma grande variedade tanto de produtos quanto de empresas. 

“Levando em conta essa expansão, avaliamos na pesquisa qual o efeito de marcas regionais e nacionais na aceitação e intenção de compra de iogurtes”, disse João de Deus.

Os testes foram realizados com cinco marcas de iogurte de morango e aplicados em 72 consumidores. As amostras de iogurte foram avaliadas em três sessões, quanto à aceitação sensorial e intenção de compra: na primeira sessão as amostras foram avaliadas codificadas, na segunda sessão foi informado o preço de cada iogurte e na terceira sessão foi informada a marca de cada iogurte. 

“Observamos que as marcas nacionais tiveram maior influência na intenção de compra dos consumidores, mas notamos também que nos testes com amostras codificadas os iogurtes regionais tiveram maior aceitação que os nacionais”, ressaltou o estudante do 8° período de Engenharia de Alimentos, Giovanni Soldan Raimundo.


Ao término da pesquisa, os pesquisadores notaram que as características sensoriais influenciaram mais na intenção de compra dos iogurtes do que o preço. No entanto a marca teve grande influência na intenção de compra.

“Desta forma precisa ser realizado um estudo sobre a atuação da propaganda e marketing para aumento das vendas de iogurtes regionais, visto que as empresas regionais oferecem produtos de boa qualidade sensorial, mas suas marcas exercem pouca influencia no processo de compra dos consumidores”, concluiu Giovanni.

Você sabia?
  • O iogurte possui diversas e benéficas propriedades nutricionais graças aos fermentos lácteos e, por conta dessa fermentação, é um alimento de fácil digestão, o que torna seu consumo ideal para pessoas com problemas gastrointestinais;
  • É o melhor veículo para a suplementação de organismos probióticos vivos, sendo também um meio adequado para a incorporação de ingredientes funcionais;
  • Possui as vitaminas B12, B6 e a riboflavina, que são fundamentais para a saúde e que não se encontram em qualquer alimento;
  • O sabor azedo do leite fermentado é devido à formação do ácido láctico e, com o aumento de acidez, ocorre a coagulação das proteínas do leite e a formação do coalho, que é utilizado para fabricação de queijos e iogurtes.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...