Pular para o conteúdo principal

GOVERNO BRITÂNCIO E MINAS GERAIS AVANÇAM EM PARCERIA PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Por meio do Programa de Energia do Fundo de Prosperidade do Governo Britânico, começa a segunda fase da cooperação para a produção de biodiesel que vai abastecer diferentes tipos de frotas

O projeto teve início como uma colaboração entre o Reino Unido e a cidade de Juiz de Fora em outubro de 2018, sob liderança da empresa britânica Green Fuels. Na ocasião, as partes acordaram em dar início a um estudo de viabilidade da implantação de uma Plataforma Sustentável de Reflorestamento e Biocombustíveis Renováveis para a Zona da Mata. 

Com parecer positivo, a segunda fase da iniciativa começou a ser executada em outubro de 2019 quando o embaixador britânico para o Brasil, Vijay Rangarajan, assinou um acordo pela continuidade do projeto. 

A próxima etapa consiste na introdução de uma planta demonstrativa para a produção de biocombustível, no estabelecimento de parcerias para a coleta municipal de óleo vegetal usado e na implantação de unidades técnicas expositivas de reflorestamento. A validação da iniciativa pode levar o projeto para outros 46 municípios da região e, consequentemente, ser replicado para beneficiar todo o estado de Minas Gerais e até mesmo o país, servindo de exemplo para toda a América Latina. 

Na Plataforma, o óleo coletado será transformado em biocombustível para abastecimento de frotas terrestres e futuramente para a aviação civil, por exemplo. Os planos incluem um sistema sustentável para o cultivo da macaúba, uma planta que produz óleo e é nativa da Zona da Mata e grande parte da América Latina, que será fonte de matéria prima renovável para a produção comercial de biocombustível. 

James Hygate, Fundador e CEO da Green Fuels, sobre seu planejamento: “em cinco anos, o projeto terá compensado mais de 2 milhões de toneladas de carbono, restaurado aproximadamente 75 mil hectares de terra e retirado 375 mil toneladas de óleo do meio ambiente ou da cadeia de alimentação humana”.

“A expectativa para os próximos cinco anos é que o negócio seja realmente sustentável e gere 400 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos no Brasil”, disse Antônio Almas, Prefeito de Juiz de Fora. “Um modelo de economia circular para o setor de energia será introduzido em mais de 25 tipos de negócios no país”, complementou.

Vijay Rangarajan, embaixador britânico para o Brasil, lembrou a liderança do Reino Unido em relação à transição energética. 

“O mundo hoje enfrenta um imenso desafio em relação às mudanças do clima que desconhece fronteiras e vai impactar a todos independentemente de riqueza, políticas, gênero, idade ou raça. O Reino Unido está comprometido com ações transformadoras como comprova, de modo específico, a parceria firmada em Juiz de Fora por meio do programa de energia do Fundo de Prosperidade do Governo Britânico, e, de modo geral, a seleção de Glasgow, na Escócia, como sede da COP 26”, disse o embaixador.  

“O Fundo de Prosperidade do Governo Britânico, que respalda a colaboração para o desenvolvimento da Plataforma Sustentável de Reflorestamento e Biocombustíveis Renováveis, foi criado para a multiplicação de iniciativas que visem um crescimento econômico inclusivo”, complementou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...