Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE DE ANDRADA COMENTA O PRIMEIRO ANO DE MANDATO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS


Deputado federal, advogado, professor de Direito e de Ciências Políticas, ex-deputado estadual por três legislaturas consecutivas em Minas Gerais, Lafayette de Andrada (Republicanos – MG) está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados em Brasília e já obteve posição de destaque nas cadeiras do Legislativo Federal. 

Em entrevista, Lafayette falou dos trabalhos ao longo do ano passado e dos desafios políticos para 2020.

1 – Deputado Lafayette, você tem participado de comissões estratégicas na Câmara dos Deputados. Qual a importância disso para Minas Gerais?

É muito importante que Minas tenha uma relevante representação no Congresso Nacional. Somos um Estado extenso e bastante ramificado em municípios, o que acentua a necessidade de se atentar para políticas públicas regionalizadas. Nós sabemos da situação dramática em que se encontram os municípios mineiros e brasileiros. Como parlamentar municipalista, acredito que um bom trabalho voltado para as necessidades municipais, onde realmente está o cidadão e suas necessidades diárias, é o que vai alavancar o país rumo à mudança.

2 - Quais foram os trabalhos de maior destaque no seu primeiro ano de mandato?

Trabalhamos muito ao longo do ano de 2019. O Congresso Nacional enfrentou pautas extremamente importantes e decisivas durante o ano passado. Sou o 2º vice-presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), que analisou os aspectos constitucionais e legais de todos os projetos de lei na Casa. Votamos a Reforma da Previdência que foi um passo para a correção das distorções do antigo regime, que era perverso ao beneficiar uma parcela mais rica da população em detrimento dos menos favorecidos. Sou presidente e idealizador da Frente Parlamentar Mista da Energia Limpa e Sustentável e relator do Código Brasileiro de Energia Elétrica, considerado a reforma do Setor Elétrico, que tem por objetivo gerar mais segurança jurídica para investidores e benefícios para todos os brasileiros. Fui o relator em Plenário do Pacote Anticrime do Ministro Sérgio Moro, e meu substitutivo foi aprovado por quase unanimidade da Câmara.

3 – Pacote Anticrime: qual a importância dessa nova lei para a segurança do País?

Fui o relator em Plenário do Pacote Anticrime proposto pelos ministros Sérgio Moro e Alexandre de Moraes. Foram meses de muito debate e estudo acerca das alterações trazidas pelo Pacote. O projeto melhora muito a legislação penal em torno das situações intoleradas pela população. Estamos fortalecendo, em vários pontos, a segurança pública, que é o que a sociedade espera de nós, deputados. A lei prevê aumentos de penas, novas regras para a progressão de regime e maior rigor no combate à corrupção.

4 – Energia Solar: você tem se destacado na luta pela energia limpa e sustentável. Como essa pauta pode beneficiar os brasileiros?

A energia limpa e sustentável é um campo em plena expansão, com um alto potencial de crescimento. Ela gera vários empregos e investimentos, além de ser mais benéfica ao meio ambiente. Estou apresentando um projeto de lei que garantirá a taxação zero da energia solar para quem quiser instalar painéis solares em suas residências. Vale ressaltar que toda a energia produzida pelas placas solares durante o dia é automaticamente distribuída para a rede, abastecendo inclusive as residências que não possuem placas fotovoltaicas. A solar é energia limpa e barata que veio para substituir as energias mais caras e poluentes. E o mais importante: ajuda a baratear a conta de luz de todas as famílias brasileiras.

5 – Como estão as suas expectativas para o Brasil?

Minhas expectativas são muito boas. Acredito que o ano que se passou foi um momento de transição para um novo país que começa a se erguer. Aprovamos grandes mudanças estruturais no governo que são essenciais para o Brasil voltar a crescer. Nosso desafio, e também nosso estímulo, é continuar a trabalhar com empenho e foco no desenvolvimento brasileiro. O momento é favorável e a vontade é grande: essa é a receita para o Brasil dar certo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...