Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE DE ANDRADA COMENTA O PRIMEIRO ANO DE MANDATO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS


Deputado federal, advogado, professor de Direito e de Ciências Políticas, ex-deputado estadual por três legislaturas consecutivas em Minas Gerais, Lafayette de Andrada (Republicanos – MG) está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados em Brasília e já obteve posição de destaque nas cadeiras do Legislativo Federal. 

Em entrevista, Lafayette falou dos trabalhos ao longo do ano passado e dos desafios políticos para 2020.

1 – Deputado Lafayette, você tem participado de comissões estratégicas na Câmara dos Deputados. Qual a importância disso para Minas Gerais?

É muito importante que Minas tenha uma relevante representação no Congresso Nacional. Somos um Estado extenso e bastante ramificado em municípios, o que acentua a necessidade de se atentar para políticas públicas regionalizadas. Nós sabemos da situação dramática em que se encontram os municípios mineiros e brasileiros. Como parlamentar municipalista, acredito que um bom trabalho voltado para as necessidades municipais, onde realmente está o cidadão e suas necessidades diárias, é o que vai alavancar o país rumo à mudança.

2 - Quais foram os trabalhos de maior destaque no seu primeiro ano de mandato?

Trabalhamos muito ao longo do ano de 2019. O Congresso Nacional enfrentou pautas extremamente importantes e decisivas durante o ano passado. Sou o 2º vice-presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), que analisou os aspectos constitucionais e legais de todos os projetos de lei na Casa. Votamos a Reforma da Previdência que foi um passo para a correção das distorções do antigo regime, que era perverso ao beneficiar uma parcela mais rica da população em detrimento dos menos favorecidos. Sou presidente e idealizador da Frente Parlamentar Mista da Energia Limpa e Sustentável e relator do Código Brasileiro de Energia Elétrica, considerado a reforma do Setor Elétrico, que tem por objetivo gerar mais segurança jurídica para investidores e benefícios para todos os brasileiros. Fui o relator em Plenário do Pacote Anticrime do Ministro Sérgio Moro, e meu substitutivo foi aprovado por quase unanimidade da Câmara.

3 – Pacote Anticrime: qual a importância dessa nova lei para a segurança do País?

Fui o relator em Plenário do Pacote Anticrime proposto pelos ministros Sérgio Moro e Alexandre de Moraes. Foram meses de muito debate e estudo acerca das alterações trazidas pelo Pacote. O projeto melhora muito a legislação penal em torno das situações intoleradas pela população. Estamos fortalecendo, em vários pontos, a segurança pública, que é o que a sociedade espera de nós, deputados. A lei prevê aumentos de penas, novas regras para a progressão de regime e maior rigor no combate à corrupção.

4 – Energia Solar: você tem se destacado na luta pela energia limpa e sustentável. Como essa pauta pode beneficiar os brasileiros?

A energia limpa e sustentável é um campo em plena expansão, com um alto potencial de crescimento. Ela gera vários empregos e investimentos, além de ser mais benéfica ao meio ambiente. Estou apresentando um projeto de lei que garantirá a taxação zero da energia solar para quem quiser instalar painéis solares em suas residências. Vale ressaltar que toda a energia produzida pelas placas solares durante o dia é automaticamente distribuída para a rede, abastecendo inclusive as residências que não possuem placas fotovoltaicas. A solar é energia limpa e barata que veio para substituir as energias mais caras e poluentes. E o mais importante: ajuda a baratear a conta de luz de todas as famílias brasileiras.

5 – Como estão as suas expectativas para o Brasil?

Minhas expectativas são muito boas. Acredito que o ano que se passou foi um momento de transição para um novo país que começa a se erguer. Aprovamos grandes mudanças estruturais no governo que são essenciais para o Brasil voltar a crescer. Nosso desafio, e também nosso estímulo, é continuar a trabalhar com empenho e foco no desenvolvimento brasileiro. O momento é favorável e a vontade é grande: essa é a receita para o Brasil dar certo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...