Pular para o conteúdo principal

SOLIDARIEDADE: UFLA PRODUZ ÁLCOOL EM GEL FEITO À BASE DE CACHAÇA PARA DOAÇÃO A INSTITUIÇÕES


Na última sexta-feira, 20, agentes da Polícia Militar de Lavras receberam gratuitamente cerca de oito litros de álcool em gel 70%, que foram produzidos nos laboratórios de Análise de Qualidade da Cachaça e Química Orgânica/Óleos Essenciais do Departamento de Química (DQI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

A iniciativa da produção partiu de uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e de professores dos departamentos de Química e Ciências dos Alimentos da Instituição, para doação às entidades filantrópicas e ao Batalhão da PM do município, para auxiliar na campanha de prevenção ao Covid-19. Já foram doados frascos também para a Casa do Vovô, Polícias Civil e Ambiental e outras instituições da cidade.

O álcool em gel é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de higienização das mãos, a fim de evitar a transmissão do novo coronavírus. 

“Outras pesquisas já foram realizadas a partir do álcool extraído da cachaça de cabeça (primeira fração obtida na destilação da bebida), que contaram com a colaboração direta do professor do DCA Luís Roberto Batista, especialista em microbiologia. A partir daí, contando com minha equipe de pós-graduandos e também com a doação do álcool do produtor de cachaça Rainha da Cana, iniciamos a produção”, explicou a professora do Departamento de Química Maria das Graças Cardoso.

O álcool doado foi estudado, analisado e padronizado para que a produção ficasse dentro das normas que atendem à higienização e também aos quesitos dermatológicos. “Nosso álcool em gel possui um leve cheiro de cachaça, que desaparece rapidamente, mas atende todos os padrões, com pH neutro que não agride a pele e possui 70%, que é a concentração mais adequada para eliminação de microrganismos e vírus. Se cada um fizer um pouquinho, enfrentaremos essa crise e em breve estaremos juntos novamente na UFLA”, enfatizou a professora. 

Segundo a assessora de Comunicação Organizacional do 8° Batalhão da Polícia Militar, tenente Edilaine Andrade de Paulo Carvalho, iniciativas como essa fazem toda diferença durante a rotina operacional. “O Comando do 8° BPM agradece a parceria da UFLA, visto que essa doação de álcool em gel foi essencial para assegurar condições mínimas de trabalho para os policiais militares que estão incansavelmente nas ruas, atuando no enfrentamento à pandemia de Covid-19, que assola nosso país”, relatou.

Universidade e comunidade de “braços dados”
Mesmo com todas as alterações na rotina de trabalho, a produção não vai parar. Segundo a professora Maria das Graças, é possível dar continuidade: “na próxima semana repassaremos álcool em gel para as instituições que atendem os vulneráveis da cidade de Lavras, como o Asilo”, complementou.

As ações tomadas pela UFLA buscam trazer soluções e respostas práticas para as demandas atuais da sociedade. “A pesquisa traz avanço no conhecimento e as universidades exercem um papel fundamental, especialmente em períodos de crise como o que estamos enfrentando”, destacou o pró-reitor de Pesquisa professor Teodorico de Castro Ramalho.

“Além da produção do álcool em gel para doação, temos pesquisadores que estão trabalhando na busca de novos diagnósticos para o novo coronavírus, e demais grupos envolvidos em redes de pesquisas que estudam possíveis tratamentos para o Covid-19. São pesquisas que se desenvolvem em longo prazo, mas que também trarão respostas para beneficiar toda sociedade”, finalizou Teodorico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...