Pular para o conteúdo principal

PARCERIA ENTRE UNIFEI E FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ PERMITE PRODUÇÃO DE MÁSCARAS FACE SHIELD


A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) está trabalhando em várias frentes para ajudar a comunidade local no enfrentamento à COVID-19. Uma das iniciativas se concretizou no dia 04 de abril, sábado, com a entrega do primeiro lote de máscaras do tipo face shield produzidas no Maker Space da UNIFEI.

O projeto das máscaras teve início a partir de uma demanda do Diretório Acadêmico 8 de Outubro (DAMED), da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), que, posteriormente, chegou à UNIFEI.

A prototipagem foi feita por meio da adaptação de projetos de face shield da comunidade mundial de impressão em 3D, com auxílios dos professores coordenadores do projeto, pela FMIt, Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior, e pela Universidade, Juliana Caminha Noronha. O professor José Alberto Ferreira Filho, da UNIFEI, também contribui com o processo, esclarecendo questões relacionadas a normas técnicas e outras dúvidas.

Após a definição dos detalhes do projeto, teve início a confecção das máscaras do tipo face shield. Como o processo produtivo utiliza impressoras 3D, havia uma limitação de volume diário devido à capacidade das máquinas de impressão do Maker Space. Para aumentar a produtividade diária, as equipes de projetos acadêmicos de competição tecnológica Uai!rrior e Black Bee Drones, a Fator Jr, da UNIFEI, e a empresa High Voltage Equipments (HVEX) disponibilizaram suas impressoras. No momento, é possível produzir até 50 máscaras por semana, e a intenção é aumentar ainda mais a produção.

O professor Gerson Hiroshi Yoshinari Júnior formou-se em Engenharia de Controle e Automação na UNIFEI em 2005. Posteriormente, graduou-se em Medicina, em 2012, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo (USP). Ele tem orientado a equipe do MEDMAKER, que analisou o projeto pelo olhar do profissional da saúde, verificando o conforto e funcionalidade do Equipamento de Proteção Individual (EPI) até sua preparação para distribuição.

Essa equipe, juntamente com a rede de ajuda do DAMED, farão a higienização do material, deixando-o pronto para ser entregue à Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá, que se encarregará de destinar esse EPI aos locais de demanda, como, por exemplo, a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá e a unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atende a cidade e a região. Também foi elaborado um manual de boas práticas na utilização do protetor facial, que será distribuído aos profissionais da área da saúde.

Para que esse projeto se tornasse realidade, os envolvidos receberam ajuda da Braz Center, papelaria situada em Brasópolis-MG, e do Churras é o Bixo, que forneceram o materiais para o visor, bem como da HVEX, que, além da impressora 3D, forneceu matéria-prima para a impressão e para o visor.

Após a prototipagem, foram enviadas duas unidades das máscaras para a Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, onde foram testadas e aprovadas para o uso como EPI nos casos de COVID-19.

Além dos professores coordenadores, participaram do projeto, pela FMIT, as alunas Julia Lara Siqueira Ribeiro e Laura França Braga Coelho, bem como integrantes da Rede de Ajuda da Assistência Social do DAMED, e pela UNIFEI, os alunos Mauro Ribeiro, João Flávio de Freitas, Rodolfo Renó e Vanessa Silva.

A universidade agradece a todos os envolvidos pela dedicação em ajudar a comunidade no enfrentamento à COVID-19. A aproximação do movimento maker da FMIt e da UNIFEI aconteceu de forma orgânica e permite realizar muitos outros projetos em conjunto. Essas ações são sempre muito virtuosas e acabam atraindo outros parceiros. O movimento maker é, simplesmente, a ação de fazer as coisas acontecerem de forma rápida e criativa, assim como pedia Theodomiro Carneiro Santiago, fundador da UNIFEI: “Revelemo-nos mais por atos do que por palavras”.

Qual a função da máscara?
A máscara denominada Face Shield, como a tradução sugere, funciona como um escudo facial, ou seja, fornece uma proteção mecânica contra gotículas de fluido corporal do paciente (principalmente saliva), evitando contaminação da face do profissional de saúde.

No atual cenário de pandemia de coronavírus (COVID-19), cuja transmissão se dá principalmente por essas gotículas, o equipamento aumenta sua relevância no cotidiano de atendimento em hospitais, Estratégias da Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais serviços de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...