Pular para o conteúdo principal

TMF FERTILIZANTES ANUNCIA PRODUTO INOVADOR PARA O CULTIVO DE CAFÉ

Entre os diferenciais, está a capacidade de combinar, em um único grânulo nutrientes essenciais que otimizam o trabalho do cafeicultor

Dados da Agência Brasil mostram que o mercado de café brasileiro cresce a uma média de 2% ao ano - e, no caso de café especiais, o crescimento chega a 7%. O aumento na produção de café especiais já reflete nas exportações, que equivalem a duas de cada dez sacas comercializadas pelo Brasil. Tendo em vista este cenário, a TMF Fertilizantes aproveitará o Dia Internacional do Café, celebrado em 14 de abril, para lançar um produto inovador. 

O TMF Force Café, que será lançado nas principais regiões produtoras do fruto no Brasil, chega ao mercado com uma característica única: a capacidade combinar, em um único grânulo, quatro nutrientes essenciais ao cultivo do café - Cálcio, Silício, Magnésio e Boro. 

Assim como os demais fertilizantes da TMF voltados para outras culturas, o TMF Force Café atua na recuperação e construção do perfil de solo, dando condições para o aumento da produtividade e com ótima razão custo x benefício. 

“Temos a preocupação de preservar o solo, pois acreditamos que não adianta utilizar recursos materiais ou tecnológicos se o solo não estiver em bom estado para receber o plantio. Um solo bem nutrido gera como consequência uma melhor qualidade e maior quantidade de grãos”, declara Patrícia Reffatti Diosti, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da TMF Fertilizantes. 

Outra característica importante do TMF Force Café é a capacidade de proporcionar a melhora no pegamento da florada, gerando plantas vigorosas e saudáveis, homogeneidade e incremento nutricional da lavoura, por concentrar os quatro nutrientes em um único grão. Isso faz com que o produtor reduza as entradas de aplicações no cafezal, otimize tempo e mão de obra e diminua a emissão de CO2, atuando de forma mais efetiva na fertilidade do solo. 

“Nossos produtos possuem ação pró-meio ambiente, que geram a diminuição do ciclo de carbono na natureza. E o TMF Force Café está totalmente adequado para suprir os macro secundários (neste caso o Cálcio, que é altamente exigido para o enchimento dos frutos, além de estar relacionado ao desenvolvimento das raízes, ao fortalecendo da estrutura das plantas e ao aumento de produtividade; e o Magnésio, diretamente relacionado à produtividade) e o micro (Boro, muito importante para melhorar o pegamento dos frutos e melhorar o potencial produtivo), facilitando sua aplicação por estar no grânulo em pequenas quantidades”, explica Everson Mocarzel, gerente da TMF Fertilizantes. 

Mercado brasileiro segue aquecido
A primeira estimativa para a produção nacional de café na safra 2020, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), varia entre 57,15 e 62,02 milhões de sacas beneficiadas. Essas projeções sinalizam um incremento de até 25,8% em comparação ao volume colhido na temporada passada. 

O acréscimo de área em produção, bem como o indicativo de produtividade média superior a 2019, são fatores importantes para esta expectativa otimista. 

“Observa-se que o crescimento de produtividade dos últimos anos na cultura do café acontece em decorrência do investimento em boas práticas de manejo e tecnologia, com investimentos focados em facilitar o manejo e entrada de novos insumos”, explica Patrícia Reffatti Diosti.

O Brasil é atualmente o segundo maior consumidor mundial da bebida, com uma demanda por 13% da produção mundial - ou 21 milhões de sacas ao ano - e o consumo, segundo estimativas da Organização Internacional do Café (OIC), tende a crescer uma média de 3,5% ao ano até 2021. Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) indica que a indústria brasileira especializada na produção de fertilizantes especiais teve um crescimento entre 12 e 15% nas vendas em 2019. 

De acordo com estimativas da consultoria INTL FCStone 2020, as entregas de fertilizantes no mercado brasileiro devem crescer 1,9%, alcançando 36,9 milhões de toneladas. “Estamos otimistas para o lançamento deste novo produto, que promete revolucionar a cultura do café no Brasil. Para o lançamento, escolhemos estrategicamente as principais regiões produtoras do Brasil, que são Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rondônia”, afirma Everson Mocarzel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...