Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA TranSOLIDARIEDADE LANÇA VÍDEO


Um convite a colocar-se no lugar do outro, tentando compreender seus sentimentos, emoções e realidade. Esta é uma das mensagens do vídeo, elaborado pelo Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para impulsionar a Campanha TranSolidariedade.

O material em audiovisual foi divulgado esta semana, e tem por objetivo, como o próprio nome da ação aponta, incentivar a solidariedade às pessoas travestis e transexuais em situação de rua e/ou prostituição, especialmente durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. 

Ao todo, dez depoimentos convidam a comunidade de Juiz de Fora a colaborar com a subsistência de um grupo populacional historicamente vulnerável pelas discriminações as quais está submetido. “O objetivo é atender, apoiar e articular as mulheres transexuais e travestis trabalhadoras do sexo que neste momento da pandemia não podem correr risco no seu ofício nas ruas”, afirma o coordenador do CeR-LGBTQI+ e professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Marco José Duarte. 

A iniciativa é uma parceria do CeR-LGBTQI+ com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e o Grupo Força Trans. 

“Em meio à pandemia, algumas parcelas da população se tornaram ainda mais vulneráveis, o que é o caso de travestis e pessoas transgênero. A expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil é de 35 anos de idade, metade da expectativa de vida do brasileiro em geral. A situação é mais alarmante ainda quando levamos em consideração que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo”, ressalta a coordenadora do Grupo Força Trans, Alice Prado. 

O vídeo da Campanha TranSolidariedade recorda que o acesso de travestis, transexuais e transgêneros ao mercado de trabalho formal está distante de ser uma realidade no Brasil. “Cerca de 90% das travestis e mulheres trans estão na prostituição. Essa população vive uma significativa vulnerabilidade. Neste contexto de pandemia, elas precisam ‘escolher’ entre o provável risco de contaminação por uma doença que pode ser letal ou a perda de sua única fonte de renda”, acrescenta a psicóloga do CRDH, Maria José Figueira Pereira. 

A mestranda em Serviço Social na UFJF e técnica em saúde do Hospital Universitário, Dandara Oliveira, alerta sobre as dificuldades de acesso à saúde devido à transfobia. 

“O acesso à saúde e os estudos sobre a saúde da população trans são ínfimos. Numa cidade como Juiz de Fora que tem tão poucas políticas públicas para essa população, o problema fica ainda mais grave. Além dos casos de hormonização por conta própria, que oferecem risco físico e danos significativos à saúde, temos o problema da falta de formação do profissional e às vezes da recusa em atender a população trans, fazendo com que tudo fique mais grave se essa pessoa for infectada pela Covid-19.”

A avaliação é compartilhada pela cantora e compositora Mc Xuxu. “Nós entendemos a importância desta campanha estar sendo organizada e apresentada principalmente por pessoas transexuais, precisamos ajudar as nossas da forma que podemos, nos unir e ocupar os nossos locais de fala. Só assim poderemos avançar nos nossos direitos, apesar de as circunstância não ajudarem. Juntas somos muitas e mais fortes”, conclui.

A participação na ‘Campanha TranSolidariedade’ pode ser feita pelos meios virtual e presencial. 


Já as doações presenciais de mantimentos, materiais de higiene pessoal e limpeza podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30, no Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), na Rua Vitorino Braga, 126 B, bairro Vitorino Braga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...