Pular para o conteúdo principal

DOCENTES DA UEMG PUBLICAM SOFRE EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM DIVINÓPOLIS


Os professores Tiago de Morais Faria Novais e Mauro César Cardoso Cruz, do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis, em parceria com a professora Mônica de Abreu Azevedo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), publicaram um artigo científico no periódico americano “Modern Environmental Science and Engineering”. 

O título do trabalho, que fez parte da edição 11, do volume 5, de novembro de 2019, foi “Evaluation of the influence of air pollution on hospitalizations for respiratory diseases in Divinópolis, Brazil” ("Avaliação da influência da poluição atmosférica nas hospitalizações por doenças respiratórias em Divinópolis, Brasil”). 

Também participaram da produção do artigo os estudantes Elizamara Marçal Pelegrino e Emanuel Gomes Cândido Coelho, ambos do curso de Engenharia Civil da Unidade e bolsistas do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG) em 2018.

De acordo com o professor Tiago, “o artigo faz uma análise das internações hospitalares de jovens e idosos em Divinópolis por problemas respiratórios e avalia o impacto que a poluição atmosférica possui nas referidas internações”. 

A cidade possui, em cinco locais de sua área urbana, dispositivos que monitoram a poluição atmosférica desde o ano 2000. O artigo foi escrito com base nos relatórios mensais acerca da qualidade do ar produzidos a partir das análises das amostras coletadas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2014, contabilizando, ao todo, 180 meses de análise. 

Além disso, foram levados em consideração dados referentes à umidade, temperatura e velocidade do vento e às internações hospitalares ocorridas em Divinópolis no mesmo período.

Com base neste estudo e na análise dos dados, os autores puderam concluir que a poluição atmosférica na cidade de Divinópolis pode provocar um aumento de pelo menos 5% no número de internações por doenças respiratórias na cidade. “É importante destacar que este é um fato agravante para a atual situação, de pandemia pela Covid-19, intensificando os cuidados necessários no município”, finaliza o professor Tiago.

Apesar de a edição do periódico ser de novembro de 2019, a publicação do artigo aconteceu em abril de 2020.


com Isabella Marques - da assessoria da UEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...