Pular para o conteúdo principal

DOCENTES DA UEMG PUBLICAM SOFRE EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM DIVINÓPOLIS


Os professores Tiago de Morais Faria Novais e Mauro César Cardoso Cruz, do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis, em parceria com a professora Mônica de Abreu Azevedo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), publicaram um artigo científico no periódico americano “Modern Environmental Science and Engineering”. 

O título do trabalho, que fez parte da edição 11, do volume 5, de novembro de 2019, foi “Evaluation of the influence of air pollution on hospitalizations for respiratory diseases in Divinópolis, Brazil” ("Avaliação da influência da poluição atmosférica nas hospitalizações por doenças respiratórias em Divinópolis, Brasil”). 

Também participaram da produção do artigo os estudantes Elizamara Marçal Pelegrino e Emanuel Gomes Cândido Coelho, ambos do curso de Engenharia Civil da Unidade e bolsistas do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG) em 2018.

De acordo com o professor Tiago, “o artigo faz uma análise das internações hospitalares de jovens e idosos em Divinópolis por problemas respiratórios e avalia o impacto que a poluição atmosférica possui nas referidas internações”. 

A cidade possui, em cinco locais de sua área urbana, dispositivos que monitoram a poluição atmosférica desde o ano 2000. O artigo foi escrito com base nos relatórios mensais acerca da qualidade do ar produzidos a partir das análises das amostras coletadas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2014, contabilizando, ao todo, 180 meses de análise. 

Além disso, foram levados em consideração dados referentes à umidade, temperatura e velocidade do vento e às internações hospitalares ocorridas em Divinópolis no mesmo período.

Com base neste estudo e na análise dos dados, os autores puderam concluir que a poluição atmosférica na cidade de Divinópolis pode provocar um aumento de pelo menos 5% no número de internações por doenças respiratórias na cidade. “É importante destacar que este é um fato agravante para a atual situação, de pandemia pela Covid-19, intensificando os cuidados necessários no município”, finaliza o professor Tiago.

Apesar de a edição do periódico ser de novembro de 2019, a publicação do artigo aconteceu em abril de 2020.


com Isabella Marques - da assessoria da UEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...