Pular para o conteúdo principal

DOCENTES DA UEMG PUBLICAM SOFRE EFEITOS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM DIVINÓPOLIS


Os professores Tiago de Morais Faria Novais e Mauro César Cardoso Cruz, do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis, em parceria com a professora Mônica de Abreu Azevedo, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), publicaram um artigo científico no periódico americano “Modern Environmental Science and Engineering”. 

O título do trabalho, que fez parte da edição 11, do volume 5, de novembro de 2019, foi “Evaluation of the influence of air pollution on hospitalizations for respiratory diseases in Divinópolis, Brazil” ("Avaliação da influência da poluição atmosférica nas hospitalizações por doenças respiratórias em Divinópolis, Brasil”). 

Também participaram da produção do artigo os estudantes Elizamara Marçal Pelegrino e Emanuel Gomes Cândido Coelho, ambos do curso de Engenharia Civil da Unidade e bolsistas do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG) em 2018.

De acordo com o professor Tiago, “o artigo faz uma análise das internações hospitalares de jovens e idosos em Divinópolis por problemas respiratórios e avalia o impacto que a poluição atmosférica possui nas referidas internações”. 

A cidade possui, em cinco locais de sua área urbana, dispositivos que monitoram a poluição atmosférica desde o ano 2000. O artigo foi escrito com base nos relatórios mensais acerca da qualidade do ar produzidos a partir das análises das amostras coletadas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2014, contabilizando, ao todo, 180 meses de análise. 

Além disso, foram levados em consideração dados referentes à umidade, temperatura e velocidade do vento e às internações hospitalares ocorridas em Divinópolis no mesmo período.

Com base neste estudo e na análise dos dados, os autores puderam concluir que a poluição atmosférica na cidade de Divinópolis pode provocar um aumento de pelo menos 5% no número de internações por doenças respiratórias na cidade. “É importante destacar que este é um fato agravante para a atual situação, de pandemia pela Covid-19, intensificando os cuidados necessários no município”, finaliza o professor Tiago.

Apesar de a edição do periódico ser de novembro de 2019, a publicação do artigo aconteceu em abril de 2020.


com Isabella Marques - da assessoria da UEMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...