Pular para o conteúdo principal

GRU AIPORT CONTABILIZA O PLANTIO DE MAIS DE 70 MIL ÁRVORES DA MATA ATLÂNTICA

Trabalho é realizado pela empresa desde o início da concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 2012, e já cobriu o equivalente a 40 campos de futebol
 Compensão ambiental no sítio aeroportuário




 Serra Ambiental em Joanópolis

 Plantio na Serra Ambiental em Piracaia

Viveiro de mudas

Além de ter se tornado a principal ligação da América Sul com o mundo, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que completou 35 anos de inauguração esse ano, também tem contribuído para a recuperação da Mata Atlântica. 

Desde que foi privatizado, em 2012, a GRU Airport, concessionária responsável por administrar o aeroporto, plantou mais de 70 mil árvores nativas da Mata Atlântica, como ipês, jacarandás, embaúbas, ingazeiros e jatobás, nos municípios de Guarulhos, Joanópolis e Piracaia, na bacia hidrográfica do Rio Tietê. 

O trabalho foi desenvolvido como forma de compensar o impacto causado pela supressão de árvores para ampliação do aeroporto. Joanópolis e Piracaia foram sugeridos pelo Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que entre outros municípios são indicados para receber o plantio compensatório por empresas públicas e privadas que realizam grandes obras de infraestrutura. Algumas áreas próximas do aeroporto também estão recebendo árvores novas.

Entre as obras de expansão do Aeroporto Internacional de São Paulo realizadas pela concessionária estão o Terminal 3 e, mais recentemente, o pátio de manobras de aeronaves número 7, localizado entre os terminais 2 e 3. Segundo a coordenação de Meio Ambiente da GRU Airport, cada hectare recebe cerca de 1.670 mudas e cada ciclo de plantio exige um tempo de manutenção que varia de um a três anos. 

“O período de monitoramento ou manutenção das mudas é muito importante para que elas consigam se estabelecer na natureza. Em face disso são realizadas adubações, controle de formigas, remoção de gramíneas invasoras e demais tratos culturais que se fizerem necessários, explica o Engenheiro Florestal e coordenador de Meio Ambiente Rafael Botelho Leite.

As mais de 70 mil árvores plantadas pela GRU Airport em Guarulhos, Joanópolis e Piracaia representam a cobertura de 40 hectares ou mais de 40 campos de futebol. Do total de mudas, 20 mil ainda estão em fase de manutenção (crescimento) e 50 mil já entraram em fase de floresta.

Atualmente, o plantio compensatório realizado pela GRU Airport é conduzido por três colabores diretos da concessionária e duas assessorias contratadas, que têm colaboradores próprios e um viveiro com capacidade de produção anual para 300 mil mudas nativas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...