Pular para o conteúdo principal

GRU AIPORT CONTABILIZA O PLANTIO DE MAIS DE 70 MIL ÁRVORES DA MATA ATLÂNTICA

Trabalho é realizado pela empresa desde o início da concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em 2012, e já cobriu o equivalente a 40 campos de futebol
 Compensão ambiental no sítio aeroportuário




 Serra Ambiental em Joanópolis

 Plantio na Serra Ambiental em Piracaia

Viveiro de mudas

Além de ter se tornado a principal ligação da América Sul com o mundo, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que completou 35 anos de inauguração esse ano, também tem contribuído para a recuperação da Mata Atlântica. 

Desde que foi privatizado, em 2012, a GRU Airport, concessionária responsável por administrar o aeroporto, plantou mais de 70 mil árvores nativas da Mata Atlântica, como ipês, jacarandás, embaúbas, ingazeiros e jatobás, nos municípios de Guarulhos, Joanópolis e Piracaia, na bacia hidrográfica do Rio Tietê. 

O trabalho foi desenvolvido como forma de compensar o impacto causado pela supressão de árvores para ampliação do aeroporto. Joanópolis e Piracaia foram sugeridos pelo Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que entre outros municípios são indicados para receber o plantio compensatório por empresas públicas e privadas que realizam grandes obras de infraestrutura. Algumas áreas próximas do aeroporto também estão recebendo árvores novas.

Entre as obras de expansão do Aeroporto Internacional de São Paulo realizadas pela concessionária estão o Terminal 3 e, mais recentemente, o pátio de manobras de aeronaves número 7, localizado entre os terminais 2 e 3. Segundo a coordenação de Meio Ambiente da GRU Airport, cada hectare recebe cerca de 1.670 mudas e cada ciclo de plantio exige um tempo de manutenção que varia de um a três anos. 

“O período de monitoramento ou manutenção das mudas é muito importante para que elas consigam se estabelecer na natureza. Em face disso são realizadas adubações, controle de formigas, remoção de gramíneas invasoras e demais tratos culturais que se fizerem necessários, explica o Engenheiro Florestal e coordenador de Meio Ambiente Rafael Botelho Leite.

As mais de 70 mil árvores plantadas pela GRU Airport em Guarulhos, Joanópolis e Piracaia representam a cobertura de 40 hectares ou mais de 40 campos de futebol. Do total de mudas, 20 mil ainda estão em fase de manutenção (crescimento) e 50 mil já entraram em fase de floresta.

Atualmente, o plantio compensatório realizado pela GRU Airport é conduzido por três colabores diretos da concessionária e duas assessorias contratadas, que têm colaboradores próprios e um viveiro com capacidade de produção anual para 300 mil mudas nativas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...