Pular para o conteúdo principal

ECONOMIA: EMBARÉ FAZ CONTRATO DE ARRENDAMENTO COM QUATRELATI

Detentora da marca Camponesa, a Embaré, sexta maior empresa de laticínios do Brasil, firma contrato de arrendamento da fábrica da Quatrelati, localizada em Patrocínio
Fábrica da Quatrelati, em Patrocínio, no Alto Paranaíba

A Embaré, sexta maior empresa de laticínios do Brasil, firmou, no dia 19 de junho, um contrato para arrendamento da Quatrelati, que será submetido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A partir da aprovação pelo Cade, a Embaré que assumirá as atividades da fábrica da Quatrelati em Patrocínio, no Alto Paranaíba, passará a produzir os produtos sob a marca Camponesa, marca que assina a linha de lácteos da Embaré.

Com a nova fábrica, a Embaré avança no projeto de ampliar a participação no mercado nacional de lácteos. As atividades serão iniciadas com a fabricação de leite em pó e ingredientes lácteos para indústria. A capacidade de processamento diária de leite da empresa aumentará 16%, atingindo a casa dos 2,8 milhões de litros/dia.

O presidente da Embaré, Alexandre Antunes, explica que, o carro-chefe da Camponesa é o leite em pó, proveniente de um trabalho de crescimento econômico sustentável desenvolvido ao longo dos anos. 

A Camponesa encontra-se atualmente entre as três primeiras marcas de leite em pó mais vendidas do Brasil, de acordo com o Instituto AC Nielsen. Nas regiões Norte, Nordeste e Estado de Minas Gerais, a participação de mercado da marca é altamente relevante. 

“Tradicional na comercialização de leite em pó no Nordeste do Brasil, estamos sempre inovando no processo produtivo por meio de novas tecnologias, a fim de tornar a companhia mais competitiva e atual. Nosso desafio é desenvolver todas as partes da cadeia, dos produtores aos distribuidores, para entregar ao consumidor final o melhor produto com um ótimo custo-benefício. Queremos crescer ainda mais no mercado de lácteos, em todo o Brasil”, explica o presidente. 

De acordo com pesquisa realizada no início de 2020 pela Ipsos, líder global de estudos de mercado, a Camponesa está entre as duas marcas de leite em pó mais lembradas nos Estados do Norte e Nordeste do Brasil. Segundo o diretor de Marketing e Trade da Embaré, Martim Ibrahim, em 2020, a empresa iniciou um trabalho de fortalecimento de marca e de seu processo de inovação. 

“Estamos trabalhando em time multidisciplinar compostos por membros das áreas de vendas, produção, P&D, captação de leite e marketing para entender como evoluir os produtos, lançar novas versões e adaptá-lo de maneira mais rápida para atender um mercado sedento por novidades e que também almeja personalização”, diz Martim.

Empresa de vanguarda em tecnologia de produção de leite, a Embaré também se destaca pelo desenvolvimento de projetos socioambientais e por uma gestão pautada na busca contínua de alternativas que minimizem os impactos da fabricação de produtos lácteos ao meio ambiente e que contribuam com a melhora da qualidade de vida da sociedade. 

Na produção de leite, por exemplo, a Embaré consome apenas 1,35 litro de água por cada litro de leite industrializado, enquanto a média nacional é de 3 a 4 litros de água. Para alcançar esse percentual, foram adotadas várias medidas ao longo dos últimos anos, com a instalação de hidrômetros em todos os setores de produção e reutilização de água condensada para geração de vapor na caldeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...