Pular para o conteúdo principal

HENRIQUE ABI-ACKEL TORRES É O NOVO DESEMBARGADOR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS

Doutor em Direito Penal e Processual pela Universidade de Sevilha, novo membro atuou como advogado e professor
O presidente Nelson Missias, a mãe do novo desembargador, Eliane Abi-Ackel e o avô e ex-ministro Ibrahim Abi-Ackel colocam o Colar do Mérito Judiciário em Henrique Abi-Ackel Torres

No último dia 24, foi empossado o novo integrante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o advogado Henrique Abi-Ackel Torres, em vaga do quinto constitucional. A solenidade no auditório do Tribunal Pleno foi conduzida pelo chefe do Judiciário estadual mineiro, desembargador Nelson Missias de Morais.

Ao dar posse para o novo desembargador, que atuará na 8ª Câmara Criminal, o presidente do TJMG enalteceu a dedicação da família Abi-Ackel à causa pública, especialmente ao ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal, Ibrahim Abi-Ackel, e ao deputado federal, Paulo Abi-Ackel, presentes na cerimônia, e, por fim, o colega.

“Sua juventude, com certeza, virá trazer sangue novo a esta Casa. Mas sua juventude não chega sozinha, evidentemente, caro colega desembargador. Chega acompanhada de um currículo e de uma prática profissional que o fazem altamente merecedor da magistratura superior e lhe garantem todas as condições para aqui desenvolver uma carreira em alto nível”, afirmou.

“Para mim, é um momento emocionante porque, como advogado, sempre tive muita admiração pelo Poder Judiciário. Fui muito feliz na minha profissão e pretendo representá-la com um trabalho digno e sério do primeiro ao último dia na minha carreira como magistrado”, declarou Henrique Abi-Ackel.

Além de doutor em Direito Penal e Processual pela Universidade de Sevilha (2017), defendido com louvor, Henrique Abi-Ackel, de 39 anos, é mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2010), onde também se bacharelou, em 2005, e especialista em Vitimologia pela instituição espanhola, onde também atua como pesquisador e professor convidado.

No magistério, leciona na pós-graduação latu sensu do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC – PUC/MG) e da Faculdade de Direito Milton Campos, na graduação em Direito da Unifenas em BH e é professor visitante do Instituto Hispalense em Política Criminal y Ciencias de la Seguridad (México).

Na Ordem dos Advogados Brasileiros – Seção Minas Gerais (OAB/MG), foi vice-presidente da Comissão de Estudos Permanentes em Compliance, membro da Comissão de Advocacia Criminal e delegado do setor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.

Além da atuação acadêmica, tem livros e artigos publicados na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Empresarial, Societário e Econômico.

O evento respeitou as regras de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool 70%, exigidas pelas autoridades de saúde para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Presenças
A mãe do desembargador Henrique Abi-Ackel acompanhou a cerimônia, prestigiada também por diversas autoridades. Entre elas estiveram o presidente eleito do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Maria Brasil; a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer.

Compareceram também, representando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o secretário geral do Estado, Mateus Simões; representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, a procuradora-geral de Justiça adjunta, Cássia Virgínia Gontijo; o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB/MG), Raimundo Cândido Júnior; e o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG), Mauri Torres, além de vários desembargadores, amigos e familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...