Pular para o conteúdo principal

POÇOS DISPONIBILIZA DOSES CONTRA A INFLUENZA PARA TODA A POPULAÇÃO

Mais de 48.500 pessoas foram imunizadas durante a campanha

Esta é uma boa notícia para quem não fazia parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Poços de Caldas, no Sul de Minas, aproximadamente 15 mil doses passam a estar disponíveis a partir desta quarta, 1, para toda a população. 

Trata-se do quantitativo restante da campanha, que começou em março e foi prorrogada duas vezes. Até a última segunda, 29, foram aplicadas no município, 48.520 doses. O público total estimado para a Campanha em Poços, era de 56.869 pessoas, além dos trabalhadores do transporte coletivo e das pessoas com deficiência, grupos que não possuem estimativa prevista. 

“Atingimos a meta geral da campanha com 90,72%, mas a cobertura vacinal entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, adultos a partir dos 55 anos e puérperas, que são as mulheres até 45 dias no pós-parto, ficou abaixo da meta, inclusive estes públicos podem continuar procurando as nossas salas, até o fim dos nossos estoques”, explicou Gisele Scatola, referência técnica de Imunização.

Público imunizado
A meta foi superada entre dois públicos: profissionais de saúde, com 4.903 doses aplicadas e idosos a partir dos 60 anos, com 24.179 pessoas imunizadas. No caso da puérperas, a vacinação atingiu 54,95%. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, a cobertura está em 67,29%. No caso das gestantes, 54,95%; e entre os adultos na faixa etária dos 55 aos 59 anos, 42,81%. 

Também foram atendidos pela ação: profissionais das forças de segurança e salvamento, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil das redes pública e privada de ensino, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, foram outras categorias incluídas na campanha deste ano. 

“Os grupos prioritários que ainda não se imunizaram podem procurar até o fim dos estoques, mas agora temos essa abertura para a toda a população que queira se imunizar contra a Influenza. Temos aí uma campanha indiscriminada contra o Sarampo, para a faixa etária dos 20 aos 49 anos e esta então é mais uma oportunidade de colocar a carteirinha de vacinação em dia, atitude fundamental para a prevenção de muitas doenças”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Ação para Motoentregadores
Na próxima sexta, 3, será realizado um drive thru de vacina, ação específica para os motoentregadores. 

“Este é um pedido que recebemos da categoria e nós entendemos que são profissionais que estão muito expostos, que não pararam um dia durante esta pandemia e, que, inclusive, foram e são os responsáveis pela entrega de medicamentos e de alimentos durante este período todo, para muitas pessoas. Diante disso, vamos realizar esta ação, ao mesmo tempo em que a vacinação passa a ser aberta para toda a população”, comentou o prefeito Sérgio Azevedo. 

O drive para os motoentregadores será no Espaço Cultural da Urca, na sexta, 3, das 8h às 12h. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A

A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.

Postos de Vacinação
Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira, São José e Country Club. 

“As salas de vacina funcionam em sistema de porta aberta e é muito importante que as pessoas procurem a sala mais próxima, evitem levar acompanhantes, mantenham o distanciamento e não se esqueçam da máscara”, finalizou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...