Pular para o conteúdo principal

PROJETO DO CEFET-MG CRIA FERRAMENTA PARA AUXILIAR PRODUTORES RURAIS A VENDER ON-LINE

Ademais, vários webnários sobre e-commerce estão sendo realizados para os empresários da microrregião de Varginha

A propagação do novo coronavírus (COVID-19) e o consequente fechamento dos estabelecimentos comerciais a fim de frear a disseminação da doença afetou boa parte dos comerciantes brasileiros nas capitais e, sobretudo, no interior. 

Em Varginha, no Sul de Minas, por exemplo, como explica o professor Lázaro da Silva, coordenador do projeto “Estratégias de comércio em tempos de pandemia do COVID-19” do Campus Varginha do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com o fechamento do Mercado do Produtor, a maioria dos produtores rurais deixou de vender para seu consumidor tradicional, que precisou ficar em casa isolado.

Diante desse cenário, o professor Lázaro, juntamente com o professor Eduardo Carvalho e três alunos bolsistas (Fábio Mafra e Lavínia Pedrosa (graduação em Engenharia Civil) e Michel dos Santos (técnico em Informática), propôs um projeto de extensão para auxiliar os produtores rurais da microrregião de Varginha a vender pela internet e atender de maneira remota.

Nesse sentido, a equipe de pesquisadores obteve, inicialmente, um mapeamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em que havia as principais dificuldades e necessidades dos comerciantes da região do Sul de Minas Gerais. Dessa parceria com o Sebrae, agora, está sendo criado o “Tá na feira”, uma ferramenta de e-commerce para os produtores rurais da região. 

“A realização do projeto-piloto será no Mercado do Produtor de Varginha, mas essa ferramenta tem como objetivo atender qualquer produtor rural que se interesse em utilizá-la para vender on-line”, explica Lázaro.

Ademais da ferramenta, o projeto do CEFET-MG campus Varginha, selecionado pelo Edital 32/2020 da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), que apoia projetos de extensão emergenciais visando ao enfrentamento da COVID-19, estabeleceu uma parceria com o “Projeto Levante, Sul de Minas”, que vem organizando jornadas empresariais na região. 

São realizados eventos on-line (tipo webnários) com o material produzido pelos alunos-bolsistas da pesquisa. O foco está em três possibilidades de negócios: 1) venda por meio do WordPress, com o plugin WooCommerce; 2) venda via redes sociais, por meio do Marketplace do Facebook, Instagram e WhatsApp Business; e 3) venda via parcerias, com as ferramentas Magalu, B2W Marketplace e a partir da técnica de dropshipping.

O projeto, segundo o professor Lázaro, tem se mostrado de extrema importância para a formação dos alunos-bolsistas, que estão observando as necessidades do mercado atual e participando de sua evolução. 

“A ação de extensão é o momento que a universidade fica mais próximas da comunidade. É uma experiência valiosa que pode marcar a vida acadêmica deles, tornando-os profissionais mais humanos e empáticos em suas atuações”, afirma o pesquisador.

da assessoria do CEFET-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...