Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO MINHA SAÚDE, QUE TEM A UNIFEI COMO PARCEIRA, JÁ É USADO EM MAIS DE 400 MUNICÍPIOS

A UNIFEI e a Lemobs se uniram ao Laboratório do Futuro – COPPE/UFRJ, ao LNCC e à ProntLife para lançar gratuitamente o aplicativo Minha Saúde

Por meio do trabalho dos professores Melise Maria Veiga de Paula e Adler Diniz de Souza, ambos do Instituto de Matemática e Computação (IMC), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é parceira no desenvolvimento do “Minha Saúde”, um aplicativo para celular gratuito que ajuda a autoavaliação da população em casos de COVID-19 e que permite a integração e o acesso aos serviços de saúde locais.

Presente em todos os estados do Brasil, a ferramenta está sendo recomendada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e foi desenvolvida pela GovTechLemobs, incubada na COPPE/UFRJ, junto com a HealthTechProntLife.

Até o dia 29 de julho, o aplicativo já havia sido baixado em 403 cidades e este número vem crescendo de maneira espontânea, resultado de constantes evoluções e facilidade no uso. Com o app, o cidadão tem em suas mãos, de forma gratuita, suas principais informações de saúde para quando mais precisar, além de obter a indicação de canais de comunicação com os serviços de saúde do município, como telefones de emergência, WhatsApp, localização em mapas das unidades de saúde e notícias sobre a pandemia.


O módulo Autoavaliação Coronavírus é o recurso mais utilizado e permite o monitoramento diário de sintomas, registro da temperatura e pressão, indicação de resultados e agendamento de testes da COVID-19. Além disso, a ferramenta integra diversos dados de saúde em um só lugar, como doenças pré-existentes, alergias, tipo sanguíneo, histórico de pressão e temperatura, dados e fotos de identificação pessoal, cartão nacional do Sistema único de Saúde (SUS) e carteirinha de vacinação. Isso permitirá o uso do aplicativo em outras políticas públicas no pós-pandemia como, por exemplo, acompanhamentos de doentes crônicos com hipertensão e diabetes e de mulheres com gravidez de alto risco, dentre outras.

Em Teresópolis, no Rio de Janeiro, o aplicativo está sendo usado para identificar casos suspeitos de COVID em funcionários nos estabelecimentos autorizados a retomarem suas atividades. A prefeitura local, por decreto, proíbe a entrada de pessoas que não apresentarem a autodeclaração diária preenchida pelo aplicativo Minha Saúde. Os empresários preenchem o formulário de emissão do Alvará Combate ao COVID-19, a partir da autodeclaração dos funcionários, e devem afixá-lo nas entradas do estabelecimento.

Em Juazeiro do Norte, no Ceará, também por decreto, a prefeitura indica que empresários e comerciantes devem fazer a Autoavaliação Coronavírus pelo Minha Saúde e recomenda que as empresas realizem atendimentos somente para consumidores que estejam com a autoavaliação atualizada, no aplicativo.

Empresas e municípios que realizam a adesão recebem acesso a painéis de gestão e podem disponibilizar para a população o agendamento online de testes de COVID-19, atendimentos, consultas e exames. É importante ressaltar que os dados são anonimizados, isto é, não identificam as pessoas, e somente a autoridade de saúde local poderá ter acesso a informação, quando consentido pelo cidadão.

Mais informações sobre o aplicativo estão no audiovisual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...