Pular para o conteúdo principal

PREFEITO ANUNCIA RETOMADA DO TURISMO EM POÇOS

Medida tem aval do governo do estado; anúncio foi feito nesta quarta-feira
Prefeito Sérgio Azevedo e o secretário municipal de Desenvolvimento, Thiago Mariano, 

O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), durante reunião com representantes do trade turístico de Poços de Caldas, no Sul de Minas, anunciou, na manhã desta quarta, 12, a retomada das atividades do setor de Turismo a partir de amanhã, sexta-feira, 14. 

O anúncio aconteceu na sede do Sindicato dos Hotéis e contou com parcela representativa do setor, como hoteleiros, comerciantes, representantes de entidades de classe, do Conselho Municipal de Turismo, do Convention e Visitors Bureau e de diversas secretarias municipais.

De acordo com o prefeito, a decisão sobre a retomada do Turismo foi tomada após reunião on-line com o comitê de Estado da Saúde, na noite de terça, 11. “Com o aval do governo do Estado, permitindo esta retomada, agora podemos seguir em frente, flexibilizando mais esta atividade, que se mostrou, durante a pandemia, ser essencial para Poços de Caldas, sendo um dos setores cuja taxa de emprego foi das mais afetadas no período”, destacou.

A partir de sexta, os postos nas estradas da cidade terão uma função sanitária, para medição de temperatura, e não mais bloqueando veículos com placas de outros municípios. Não serão permitidos, neste primeiro momento, a entrada de ônibus de excursões nem vans. Os turistas que apresentarem algum sintoma suspeito para Covid-19 serão orientados a procurarem o Hospital de Campanha, situado à rua Paraíba. 

A mesma orientação foi repassada aos hoteleiros, caso algum hóspede apresente sintomas. Nas barreiras, o turista receberá um folder explicando todo o protocolo implantado na cidade, quais são as regras que deverá seguir para que seu passeio possa ser feito com toda a segurança. A Prefeitura irá publicar, ainda esta semana, um decreto normatizando a flexibilização do turismo na cidade.

Durante sua fala aos empresários, o prefeito enfatizou o excelente trabalho realizado pelo secretário municipal de saúde, Carlos Mosconi. “Devido ao seu pulso firme na condução de todas as decisões neste período da pandemia, Poços de Caldas possui um dos melhores índices dentre todos os municípios na faixa dos 160 mil habitantes. Por isso, seguimos nas flexibilizações, para que possamos retomar atividades, no novo normal que se seguirá após a pandemia.”

Salientou ainda que esta retomada depende de cada um, pois todos têm sua parcela de comprometimento. 

“O turista que chegar na cidade, quer ver um hotel preocupado com a saúde de todos, um comércio com regras que garantam a segurança. E é isso que vai encontrar. Conto com todos os estabelecimentos, para que sigam os planos apresentados ao Comitê de Saúde e trabalhem com higiene redobrada e 40% de taxa de ocupação”, ressaltou o prefeito.

Ainda neste primeiro momento, os pontos turísticos permanecem fechados. Mas os bares e restaurantes terão horário livre de funcionamento, assim como o comércio de modo geral. As regras de distanciamento permanecem, assim como o uso de máscaras e do álcool em gel. “A pandemia não acabou. Todos os cuidados permanecem para que a cidade continue com os bons índices e não precise retroceder nas decisões de flexibilização”, disse o secretário de Saúde.

Retomada Econômica
Na tarde de quarta, foi apresentado o Plano Estratégico de Retomada Econômica de Poços de Caldas, no gabinete do prefeito, um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que engloba não só o turismo, como comércio, agronegócio, indústrias e outros. O secretário da pasta, Thiago Mariano, fez uma explanação sobre os dados coletados nas pesquisas realizadas juntos aos empresários, aos turistas e também com relação ao comércio de Poços. 

Com estes dados, foram traçados planos para que as atividades sejam retomadas. O plano teve a colaboração de diversos setores da iniciativa privada, universidades, associações e população. O objetivo é o de promover iniciativas integradas dos diversos setores da economia de Poços de Caldas para a retomada da economia pós-pandemia.

O plano é um documento de 66 páginas onde são esmiuçados os dados das pesquisas as realizadas e também são analisadas as oportunidades, os pontos fortes e os fracos, e a elaboração de estratégias a curto, médio e longo prazo. A íntegra do Plano Estratégico de Retomada Econômica está disponível aqui: PLANO ESTRATÉGICO DE RETOMADA DA ECONOMIA 

A Secretaria de Desenvolvimento disponibilizou também o Portal do Desenvolvimento Econômico, com uma série de informações relativas à economia local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...