Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS DESTACA IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS ENTRE ASSEMBLEIA E UFMG NA ÁREA DA SAÚDE

Presidente da ALMG participou de conferência sobre os 93 anos da universidade;  reitora Sandra Goulart comemora resultados do trabalho conjunto

A importância das recentes parcerias firmadas entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campo do fomento às pesquisas e em ações de enfrentamento à covid-19, foi tema de destaque durante o ciclo de conferências “Tempos Presentes”, realizado nesta terça-feira, 8. O evento foi promovido pela UFMG, em comemoração aos 93 anos da instituição e aos 300 anos do Estado.

No encontro, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), definiu a cooperação entre a ALMG e a UFMG como “um ganho fundamental para toda a população mineira”. Segundo ele, “a UFMG é motivo de orgulho para Minas e para o Brasil, pela sua função social e sua excelência acadêmica, reconhecidas internacionalmente”. Nas palavras do deputado, a “força da universidade está no mosaico formado por diversidade, estudo, trabalho, dedicação e pesquisa”.

O presidente da Assembleia também ressaltou a iniciativa do Parlamento de se juntar à UFMG “em ações que beneficiam, sobretudo, os mais necessitados”. Ele destacou o convênio por meio do qual a ALMG destinou, no último mês de junho, R$ 1,5 milhão a três projetos da universidade, já em andamento: um de telemedicina e outros dois para o desenvolvimento de ventiladores hospitalares e a produção e distribuição de máscaras faciais de acrílico.

A reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart, também falou sobre a importância destas  parcerias. “A universidade e a Assembleia nunca estiveram tão próximas, em um trabalho em prol da sociedade. A ação conjunta, não só no âmbito das comemorações pelos 300 anos de Minas, mas em muitas outras iniciativas, está cada vez mais ativa sob a liderança do presidente da Assembleia, Agostinho Patrus”, afirmou a reitora.

O evento foi realizado por videoconferência, em respeito às normas de isolamento social. Também participaram da conferência os ex-reitores da UFMG Clélio Campolina, Ana Lúcia Gazzola e Francisco de Sá Barreto, além do professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas. Os três mencionaram a relevância da parceria entre a UFMG e a Assembleia de Minas, sobretudo em ações de apoio à pesquisa e à saúde pública.

Filho da UFMG
O presidente da ALMG foi o único convidado fora do contexto acadêmico a participar do evento. Sua relação afetiva com a instituição foi lembrada pela reitora Sandra Goulart. Agostinho Patrus é filho do médico oftalmologista graduado pela instituição e ex-presidente da ALMG, Agostinho Patrús, e da primeira professora catedrática da Faculdade de Medicina da UFMG, Orcanda Patrús. 

De acordo com Sandra Goulart, toda a comunidade acadêmica da instituição considera Agostinho Patrus “uma pessoa de casa”. “Filho da UFMG e enorme parceiro. Não só pelo apoio financeiro destinado à universidade pela Assembleia – que é extremamente necessário – mas, também, pela colaboração na construção de projetos e na divulgação das nossas ações”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...