Pular para o conteúdo principal

ESTUDO DE DEPARTAMENTO DA UFLA APONTA ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS EM CRECHES


Inovação, proatividade, autonomia, tomada de risco e agressividade competitiva. Engana-se quem pensa que essas cinco posturas empreendedoras são restritas ao setor privado. Uma pesquisa do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisou as ações voltadas para promover o desenvolvimento de atividades empreendedoras em creches no município de Lavras. 

Coordenadores, supervisores, professores e educadores responderam questionários sobre a realidade administrativa de 31 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s), creches que atendem crianças de zero a quatro anos. Existência de suporte gerencial, de autonomia do trabalho e de recompensas foram algumas das questões analisadas.

Com a coleta dos dados, a pesquisa buscou identificar os fatores que determinam ou contribuem para a organização de estratégias empreendedoras nas creches do município. O estudo encontrou a presença de suporte gerencial e discrição no trabalho, além de autonomia no fomento do empreendedorismo na organização da educação pública. Todos são fatores que impactam positivamente na organização de estratégias empreendedoras nessas instituições. 

“Identificamos o perfil empreendedor nas professoras, monitoras e coordenadoras das creches. Tanto que elas promovem duas ações empreendedoras. Uma delas é o projeto ABC, cujo eixo principal é o desenvolvimento do hábito de leitura das crianças, com o envolvimento de vários atores e ações. A outra diz respeito à roda de conversa com foco no compartilhamento de experiências e melhores práticas entre as coordenadoras dos Cmei´s”, explicou a professora do Departamento de Administração e Economia (DAE), Daniela Meirelles Andrade, orientadora da pesquisa. 

O estudo não confirmou a existência de regimes de recompensas e reconhecimento que incentivem a inovação. . 

Ações empreendedoras
A organização empreendedora investe em um produto inovador, ainda que envolva risco, e possui um comportamento proativo, para superar a concorrência. Desde o começo dos anos 2000, as orientações estratégicas para o empreendedorismo passaram a ser novo caminho a ser seguido na administração pública. 

A incorporação de melhores práticas da gestão privada no setor público buscou diminuir a burocracia na administração pública e fomentar a inovação e, consequentemente, proporcionar desenvolvimento e produtividade nos serviços públicos. “Poucos estudos científicos focam na gestão da educação pública, principalmente, relacionados às creches. Em Lavras, encontramos práticas de orientação empreendedora que poderiam ser ampliadas, mais valorizadas e melhor desenvolvidas no contexto da organização”, disse Daniela Meirelles Andrade. 

Praticada na gestão escolar, a organização empreendedora pode melhorar a realidade do ensino público federal, estadual e municipal. No setor público, o modelo é baseado na inovação, proatividade e assunção a risco (quando profissional ou organização é incumbida de realizar tarefa desafiadora com foco no objetivo desejado). 

Uma série de características organizacionais influenciam na prática das orientações estratégicas para o empreendedorismo. Por exemplo: hierarquia, formalização, flexibilidade, tamanho, autonomia, especialização, participação nas decisões e desempenho baseado em recompensas. 

No sistema público educacional, fatores externos e internos da escola - como comunicação e valores - influenciam na adoção e desenvolvimento das orientações empreendedoras na educação infantil e creche municipal. “O empreendedorismo depende da atitude dos seus líderes e do suporte da organização. Por isso, valores, crenças e visões dos líderes, com o envolvimento de apoio e recompensas aos servidores são elementos cruciais para impulsionar a inovação dentro das escolas”, afirma.

do Portal da Ciência UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...