Pular para o conteúdo principal

PGR E UFLA FIRMAM ACORDO PARA MODERNIZAR SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO DO MPF

Parceria prevê transferência de tecnologia e conhecimento, ferramentas de georreferenciamento e inteligência artificial para auxiliar atuação

O Ministério Público Federal (MPF) firmou acordo com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o objetivo de modernizar as ferramentas tecnológicas utilizadas em apoio às investigações. A instituição, localizada no Sul de Minas Gerais, é referência no uso de tecnologias de coleta, análise e processamento de dados geográficos. 

O acordo prevê a transferência de tecnologia e conhecimento ao MPF, além do desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial e georreferenciamento que serão incorporadas a sistemas geridos pela Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O acordo foi firmado digitalmente, nessa segunda-feira, 31, pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e o reitor da Ufla, João Chrysóstomo de Resende Júnior. A parceria prevê o investimento de R$ 4,4 milhões no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Aplicados à Modernização Tecnológica do Ministério Público Federal. Entre as ações previstas estão a capacitação de servidores do MPF no uso e desenvolvimento de novas tecnologias, criação de novos sistemas e aprimoramento das ferramentas já existentes.

"O projeto está alinhado com o Planejamento Estratégico Institucional do MPF para o decênio 2011/2020. É uma proposta de atuação integrada, que vai possibilitar a evolução contínua de processos e soluções tecnológicas, agregando valor à atuação institucional”, explica o secretário da Sppea, Pablo Barreto. A parceria tem duração de um ano, podendo ser prorrogada.

Como fruto do acordo, será desenvolvido o sistema Radar Socioambiental, que vai utilizar informações georreferenciadas para integrar diversas fontes de informações disponíveis em outros bancos de dados da Sppea. A plataforma vai subsidiar investigações e tomadas de decisões em processos relacionados à questão ambiental e combate à criminalidade, além de informar ao público externo as diversas frentes de atuação do MPF.

A partir de ferramentas de georreferenciamento, a ideia é que o sistema traga um mapa topográfico – com informações de fenômenos geográficos da superfície terrestre – e um mapa temático, com dados geoeconômicos – de densidade populacional e renda per capita, por exemplo – simbolizados por cores. 

Esse tipo de sistema traz mais agilidade às investigações, possibilitando cruzamentos automáticos de dados e geração de relatórios que podem ser usados no controle do desmatamento, queimadas, mineração, rodovias, monitoramento de barragens, populações indígenas e comunidades tradicionais, entre outras finalidades.

Segundo Pablo Barreto, a ideia é que a plataforma também ajude a visualizar dados de crimes, incidentes de tráfego, densidade de populações, habitações, endemias e epidemias. "Esta forma de representação é muito útil quando se dispõe de grandes volumes de dados, dando rápida visão dos pontos de concentração, auxiliando na elaboração e gestão dos recursos utilizados para mitigar determinado evento analisado”, explica o secretário da Sppea.

Novas funcionalidades – Outra ferramenta que será desenvolvida a partir do acordo com a UFLA será o Sistema de Investigação em Dados Telemáticos, que vai garantir o recebimento, processamento e análise de provas obtidas a partir de quebras de sigilo autorizadas pela Justiça relativas a informações armazenadas em e-mails, entre outras. 

Com esse sistema, pretende-se realizar o registro, documentação, validação, geração de código de segurança e transmissão criptografada de dados digitais de provedores para os órgãos de investigação, garantindo a autenticidade, integridade e confidencialidade das informações.

A parceria com a universidade prevê, ainda, a modernização do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba) bem como o desenvolvimento de softwares com uso de inteligência artificial aplicada para serem incorporados em sistemas geridos pela Sppea. 

Outra previsão na parceria com a UFLA será a estruturação do núcleo de inovação em ciência de dados aplicada à investigação, que prevê a capacitação de membros e servidores do MPF no desenvolvimento e padronização de metodologias e técnicas específicas para a realização de projetos de geotecnologia, análise geoespacial e ciência de dados. 

A instituição de ensino também deverá alocar uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas, com o intuito de atender demandas de interesse da Sppea.

com assessoria do MPF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...