Pular para o conteúdo principal

UFLA AVANÇOU NA PONTUAÇÃO DE QUATRO DOS CINCO PILARES AVALIADOS NO RANKING THE 2021


O reconhecimento internacional da Universidade Federal de Lavras (UFLA) registrou novo avanço: na edição 2021 do ranking mundial Times Higher Education (THE), com resultados divulgados no último dia 2, a instituição galgou pontuações mais altas em quatro dos cinco pilares avaliados. No pilar “ensino”, a UFLA subiu 52 posições, com o quesito reputação registrando pontuação três vezes maior que na edição anterior.

De acordo com o vice-diretor de Relações Internacionais, professor Márcio Lara, esses indicadores demonstram o reconhecimento crescente de outras universidades quanto à capacidade da UFLA de produzir pesquisa de qualidade por meio de um ensino de excelência. “Isso é fruto do empenho da gestão da UFLA na captação de recursos externos e do empenho de nossa comunidade de servidores e estudantes”.

No pilar “citações” houve elevação de pontuação em 25%, o que está relacionado ao aumento de orçamentos para pesquisa em relação ao número de docentes, e ao aumento do número de artigos publicados pela Instituição. Associado a esse último fator, foi registrado um crescimento expressivo também no pilar “perspectivas internacionais”, com um aumento de 20% na pontuação. A colaboração internacional nos artigos publicados e o aumento do número de estudantes estrangeiros colaboraram para esses avanços.

No pilar “pesquisa” o crescimento foi de 7,9% na pontuação. Esse item avalia reputação, renda e produtividade em pesquisa. Apesar de uma ligeira queda (0,9 pontos) nos resultados da categoria “investimento da indústria”, essa permanece sendo a categoria de maior impacto da UFLA segundo o THE. Nesse quesito, a UFLA está na posição 322 do ranking mundial.

Para o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, apesar de a melhoria desempenho nos rankings não ser o objetivo final, ela é uma consequência importante do empenho e da dedicação de todos. 

“Parabenizo a toda a comunidade universitária por esse avanço. A Diretoria Executiva continuará trabalhando de maneira intensa para dotar a UFLA das condições necessárias para que os seus servidores e estudantes possam desempenhar as suas funções da melhor maneira possível. Consequentemente, teremos, cada vez mais, o progresso dos resultados desta instituição centenária nos indicadores nacionais e internacionais, de forma a, principalmente, devolver à sociedade contrapartida à altura da confiança e dos investimentos que ela coloca na universidade pública."

O ranking THE classifica as universidades de 92 países, com base nos pilares ensino, pesquisa, citações, investimento da indústria e perspectiva internacional. Na edição deste ano, foram incluídas 138 novas instituições no ranking, totalizando 1527 instituições classificadas em todo o mundo. A UFLA, em 2020, já se destacou por subir 10 posições no THE Latin America 2020, sendo destaque no Brasil.



com Ana Eliza Alvim - da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...