Pular para o conteúdo principal

AGOSTINHO PATRUS FIRMA PARCERIA COM TRE-MG PARA INCENTIVAR O VOTO NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas destacou iniciativa da Assembleia em propor mobilização em defesa da cidadania


Com o objetivo de estimular a população mineira a ir às urnas nas eleições municipais deste ano, levando-se em conta o contexto da pandemia, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) firmaram uma parceria, nesta quinta-feira, 15.

O termo de cooperação foi assinado pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), e pelo presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho. O objetivo é promover uma campanha educativa sobre a importância do voto, destacando-se as inúmeras medidas sanitárias adotadas pela Justiça Eleitoral.

Segundo o presidente da ALMG, “o momento em que as eleições vão ocorrer é desafiador” por conta da pandemia. “As eleições são o ponto máximo da soberania popular. A conquista desse direito se deu de forma árdua e sua manutenção e ampliação são de salutar importância para o aperfeiçoamento da democracia”, afirmou.

Ele se disse preocupado com os números de abstenção das últimas eleições e citou que, em 2018, 20,3% dos eleitores não votaram – maior percentual dos últimos 22 anos. “O voto é instrumento de promoção da mudança política e, sobretudo, de mudanças sociais. É a expressão máxima da igualdade de direitos”, completou Agostinho Patrus.

Ele também citou a imprensa, ao falar sobre o “papel fundamental que os jornalistas vêm exercendo” no combate à desinformação. “As chamadas fake news, na medida em que disseminam inverdades, representam risco à sociedade e, por isso, combatê-las é uma missão de todos nós”, concluiu o presidente da ALMG.

“Administração notável”
O presidente do TRE-MG falou sobre a importância da parceria e destacou iniciativas adotadas pela Assembleia de Minas no sentido de “garantir a representatividade”. “O deputado Agostinho vem realizando uma administração notável na ALMG, é uma pessoa extremamente sensível a todos os problemas de nosso Estado”, disse.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho fez questão de lembrar que partiu do Legislativo mineiro a iniciativa de propor a parceria. “O deputado Agostinho nos procurou para fazermos esse importante projeto. Nós do TRE estamos irmanados no mesmo propósito demonstrado pela Assembleia”, afirmou o presidente do tribunal.

A data de assinatura da cooperação é simbólica, uma vez que ocorre exatamente um mês antes do primeiro turno das eleições. Uma das iniciativas para garantir a estrutura necessária no pleito é o projeto “Parceiros da Democracia”, do TRE-MG, do qual a ALMG também faz parte, voltado a garantir medidas preventivas à covid-19.

O TRE garantiu que as normas de distanciamento social e higienização serão adotadas em todas as sessões eleitorais. Haverá marcação especial nas filas para evitar aglomerações e o uso de máscara facial será obrigatório. “Faço um pedido, para que cada um dos 16 milhões de eleitores mineiros vote. A democracia agradece e sua saúde estará protegida”, disse Alexandre Victor de Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...