Pular para o conteúdo principal

CLÍNICA DA UNIFAL-MG REGISTRAM MAIS DE 1.570 ATENDIMENTOS DURANTE A PANDEMIA

Atendimento gratuito da Clínica de Especialidades Médicas à população retornou em junho
Triagem de pacientes realizada na Clínica de Especialidades Médicas por estudante em internato

Desde junho, a turma do 6º ano do curso de medicina, em internato, retomou os atendimentos gratuitos na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), após um período de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia. De lá para cá, já foram realizadas mais de 1.570 consultas.

Para adequar às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Clínica de Especialidades Médicas segue rigorosamente as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Além disso, acompanha as atualizações de medidas de segurança orientadas também pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde.

A equipe da Clínica de Especialidades Médicas passou por treinamento sobre os cuidados de paramentação e higiene que devem ocorrer antes, durante e após o atendimento aos pacientes. 

“A fim de garantir a segurança dos pacientes, funcionários, professores e alunos, utilizamos EPIs recomendados por estas normativas, a respeito ao distanciamento, limitação do número de pessoas nos consultórios, organização dos atendimentos com senhas e triagem dos pacientes para sintomas respiratórios antes das consultas de especialidades”, explica a professora Evelise Soares, diretora da Faculdade de Medicina (FAMED).

Atualmente, os atendimentos são realizados por 60 estudantes do curso de Medicina que se encontram em internato. 

“O internato envolve práticas na Estratégia de Saúde da Família (atenção primária), em ambulatórios de especialidades (atenção secundária) e em hospitais e pronto atendimentos médicos (atenção terciária), todos atendimentos são supervisionados pelos professores da FAMED em suas diferentes especialidades e por preceptores (médicos) do corpo clínico dos hospitais e unidades de saúde”, conta Profa. Evelise. Segundo ela, os atendimentos são realizados e discutidos entre docente e discente para melhor assistência ao paciente em seu tratamento.

Do ponto de vista da diretora da FAMED, o funcionamento da CEM durante a pandemia é importante não apenas por permitir a continuidade do tratamento, como também pela possibilidade de atender as demandas do município. 

“As atividades do internato médico garantem a assistência aos pacientes e a continuidade dos tratamentos, pois muitos necessitam de retornos constantes as especialidades para o acompanhamento, prescrições medicamentosas, adequações nos esquemas terapêuticos e consultas de novos pacientes. Hoje com diversos atendimentos em especialidades na CEM, auxiliamos na diminuição das demandas de especialidades reprimidas no município”, comenta.

Como é o procedimento para ser atendido na Clínica de Especialidades Médicas?
Os atendimentos na Clínica de Especialidades Médicas continuam seguindo o fluxo de agendamento, já realizado antes da pandemia, ou seja, o paciente para ser atendido na especialidade necessita de encaminhamento da atenção primária (seu PSF de referência).

Observação: Por orientação da Secretaria de Saúde de Alfenas até o momento não estão sendo realizadas consultas pelo Convênio CISLAGOS, uma vez que os pacientes do convênio necessitam se deslocar de outros municípios para serem atendidos na CEM.

com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...