Pular para o conteúdo principal

CLÍNICA DA UNIFAL-MG REGISTRAM MAIS DE 1.570 ATENDIMENTOS DURANTE A PANDEMIA

Atendimento gratuito da Clínica de Especialidades Médicas à população retornou em junho
Triagem de pacientes realizada na Clínica de Especialidades Médicas por estudante em internato

Desde junho, a turma do 6º ano do curso de medicina, em internato, retomou os atendimentos gratuitos na Clínica de Especialidades Médicas (CEM) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), após um período de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia. De lá para cá, já foram realizadas mais de 1.570 consultas.

Para adequar às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Clínica de Especialidades Médicas segue rigorosamente as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Além disso, acompanha as atualizações de medidas de segurança orientadas também pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde.

A equipe da Clínica de Especialidades Médicas passou por treinamento sobre os cuidados de paramentação e higiene que devem ocorrer antes, durante e após o atendimento aos pacientes. 

“A fim de garantir a segurança dos pacientes, funcionários, professores e alunos, utilizamos EPIs recomendados por estas normativas, a respeito ao distanciamento, limitação do número de pessoas nos consultórios, organização dos atendimentos com senhas e triagem dos pacientes para sintomas respiratórios antes das consultas de especialidades”, explica a professora Evelise Soares, diretora da Faculdade de Medicina (FAMED).

Atualmente, os atendimentos são realizados por 60 estudantes do curso de Medicina que se encontram em internato. 

“O internato envolve práticas na Estratégia de Saúde da Família (atenção primária), em ambulatórios de especialidades (atenção secundária) e em hospitais e pronto atendimentos médicos (atenção terciária), todos atendimentos são supervisionados pelos professores da FAMED em suas diferentes especialidades e por preceptores (médicos) do corpo clínico dos hospitais e unidades de saúde”, conta Profa. Evelise. Segundo ela, os atendimentos são realizados e discutidos entre docente e discente para melhor assistência ao paciente em seu tratamento.

Do ponto de vista da diretora da FAMED, o funcionamento da CEM durante a pandemia é importante não apenas por permitir a continuidade do tratamento, como também pela possibilidade de atender as demandas do município. 

“As atividades do internato médico garantem a assistência aos pacientes e a continuidade dos tratamentos, pois muitos necessitam de retornos constantes as especialidades para o acompanhamento, prescrições medicamentosas, adequações nos esquemas terapêuticos e consultas de novos pacientes. Hoje com diversos atendimentos em especialidades na CEM, auxiliamos na diminuição das demandas de especialidades reprimidas no município”, comenta.

Como é o procedimento para ser atendido na Clínica de Especialidades Médicas?
Os atendimentos na Clínica de Especialidades Médicas continuam seguindo o fluxo de agendamento, já realizado antes da pandemia, ou seja, o paciente para ser atendido na especialidade necessita de encaminhamento da atenção primária (seu PSF de referência).

Observação: Por orientação da Secretaria de Saúde de Alfenas até o momento não estão sendo realizadas consultas pelo Convênio CISLAGOS, uma vez que os pacientes do convênio necessitam se deslocar de outros municípios para serem atendidos na CEM.

com assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...