Pular para o conteúdo principal

INATEL DESENVOLVE CABINE DE DESINFECÇÃO PARA SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Da esquerda para direita: Filipe Bueno (e-Health), Raphael Cardoso e Flávio Miranda (FabLab), Rafael Leme (e-Health) e Brendo Chagas (FabLab)

As equipes do e-Health Innovation Center e do FabLab do Inatel, desenvolveram em parceria com o Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí no Vale da Eletrônica, uma cabine de desinfecção interna, para higienizar as vestimentas dos médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que transitam nas áreas de tratamento dos pacientes com Covid-19. 

Com o objetivo de proteger a equipe, o atual administrador do hospital, Marcos Vilela, procurou o Instituto e a Leucotroun doou os recursos para o estudo e a execução de um sistema que pulverizasse produtos para a descontaminação dos trajes de segurança dos profissionais.

A demanda surgiu com o risco dos médicos se infectarem ao retirarem as roupas que estiveram em contato com o ambiente infectado. E após a verificação do alto custo das cabines comerciais disponíveis no mercado, o Hospital buscou a ajuda do Inatel e a Leucotron viabilizou a compra dos insumos necessários para a montagem. Foram dois meses de trabalhos conjuntos entre o Engenheiro do Hospital, pós-graduado em Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica pelo Inatel, Marcelo Nícolas Nascimento e as equipes do e-Health e do FabLab. 

“O estudo começou com a pesquisa sobre os desafios e benefícios, afinal nem todo produto usado para desinfecção é registrado pela Anvisa para ter contato com a pele humana. Começamos os testes de qual seria a melhor engenharia e o e-Health ficou responsável pela parte elétrica e eletrônica do projeto” afirma o coordenador do e-Health, Filipe Bueno.

"Procuramos o Inatel algum tempo depois do começo da pandemia, após ter visto uma matéria sobre cabines de desinfecção. Entrei em contato com o diretor Carlos Nazareth e logo o Instituto iniciou o desenvolvimento do projeto. A Leucotron se prontificou a fornecer os materiais necessários e essa cabine vai ser muito útil, sem dúvida, e muito importante para o hospital" enfatiza Marcos Vilela, diretor da Leucotron e administrador do hospital.

Para viabilizar e tornar o custo do projeto acessível, toda a estrutura foi montada com tubos de PVC e concreto armado. O equipamento é acionado assim que o dispenser libera o álcool em gel para higienizar as mãos e começa a borrifar o produto químico, que faz a desinfecção do uniforme. 

“A cabine é uma resposta imediata aos riscos que o médico que atua no Hospital Municipal pode ter. O FabLab executou toda a prototipagem e o fez o acompanhamento da implantação da cabine, diretamente com o engenheiro do hospital” ressalta o coordenador do FabLab do Inatel, Raphael Cardoso Pereira.

O aluno de Engenharia Biomédica do Inatel, responsável pelo projeto de automação do dispositivo, Rafael Leme dos Reis, conta que o projeto exigiu muita dedicação para superar os desafios que foram surgindo com a evolução da cabine. 

“A princípio o projeto funcionaria fora do hospital, em sistema outdoor, mas foi avaliado que o resultado seria melhor se a cabine ficasse próxima à UTI, em espaço muito limitado, o que exigiu uma reestruturação. Foi um projeto muito empolgante, com uma conexão constante entre o Engenheiro do Hospital, a equipe do e-Health e do FabLab para solucionarmos todos os problemas e felizmente conseguimos terminar com êxito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...