Pular para o conteúdo principal

SAÚDE: UNIFAL-MG BUSCA FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA COVID-19


Na interpretação de imagens médicas, métodos manuais de visualização podem ser demorados e sujeitos a erros por parte do intérprete. Essa situação levou ao crescimento de diagnósticos automatizados baseados em imagens como suporte, sendo um dos tópicos de pesquisa mais explorados atualmente. E para ajudar a controlar a propagação da Covid-19, pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) buscam gerar ferramentas úteis que auxiliem médicos no diagnóstico precoce da infecção. A pesquisa, que já está em desenvolvimento, utiliza a inteligência artificial para identificação de padrões da doença por meio da tomografia computadorizada do tórax.

“A avaliação radiológica torácica é essencial para a avaliação de pacientes com suspeita de infecção por Covid-19. A pronta detecção e diagnóstico da doença são indispensáveis para garantir o tratamento oportuno e o isolamento eficiente dos pacientes”, afirmou o professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e coordenador do projeto, Gabriel Pessanha.

De acordo com ele, como a detecção e consequente quantificação de padrões pelos radiologistas, mesmo os mais especializados e experientes, está sujeita a grandes variações interpessoais, a implementação de projetos com uso de inteligência artificial e deep learning podem auxiliar na detecção de padrões tomográficos da Covid-19. Nesse sentido, um sistema computacional pode ser utilizado como ferramenta para eliminação de dúvidas e se configurar como uma segunda opinião para o profissional.

O projeto de pesquisa, intitulado “Identificação e avaliação tomográfica do comprometimento pulmonar pela infecção por SARS-CoV-2 utilizando inteligência artificial”, foi aprovado na Chamada de Projetos e Ações de Pesquisa e Inovação para o Enfrentamento à Covid-19, lançada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNIFAL-MG e conta com R$9.600,00 para desenvolvimento.

A pesquisa teve início na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que realizou parcerias com hospitais brasileiros para formação de uma base de dados de tomografia de tórax para a identificação da doença causada pelo coronavírus. Após a criação dessa base foi feita uma parceria com pesquisadores da UNIFAL-MG e, atualmente, estão sendo desenvolvidos modelos de inteligência artificial, que já foram treinados e testados em ambientes simulados com resultados promissores.

“As preocupações recorrentes com a escassez de recursos e aumento exponencial de demanda por serviços médicos, faz com que um diagnóstico de imagem preciso e tempestivo possa incrementar a eficácia dos tratamentos e, além disso, facilitar o processo de triagem e isolamento de pacientes com padrões de comprometimento pulmonar característicos ao Covid-19”, explicou o professor Gabriel.

Os pesquisadores tem a expectativa de que os resultados futuros da proposta contribuam na análise de imagens médicas, além de disponibilizar modelos de inteligência artificial desenvolvidos em plataformas abertas e uma base de dados para auxílio de pesquisa da comunidade acadêmica e científica.

da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...