Pular para o conteúdo principal

UFLA RETOMA ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS PRESENCIAIS A PARTIR DO DIA 9 DE NOVEMBRO


A Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou na última sexta-feira, 23, a Portaria 1.398/2020, que dispõe sobre o início do retorno às atividades técnicas e administrativas presenciais pelos servidores da Instituição, o que deverá ocorrer a partir de 9 de novembro. 

A decisão foi tomada considerando que o município de Lavras encontra-se na onda verde do Programa Minas Consciente, atendendo a uma série de quesitos que proporcionam segurança epidemiológica para um retorno monitorado, que siga todos os protocolos de segurança. O programa leva em conta indicadores como a taxa de incidência de Covid-19, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto, leitos existentes por 100 mil habitantes e positividade atual dos exames moleculares realizados.

De acordo com a Portaria, e com o Protocolo de Biossegurança publicado em anexo a ela, alguns grupos de servidores deverão permanecer integralmente em trabalho remoto, como os considerados em grupo de risco e os que apresentem sintomas ou coabitem com pessoas sintomáticas do novo Coronavírus (Sars-Cov-2/Covid-19). 

Também podem permanecer em atividades remotas os servidores que possuam filhos em idade escolar até doze anos e que necessitem da assistência de um adulto durante a interrupção de aulas presenciais na rede básica de ensino, e os responsáveis pelo cuidado de pessoas dos grupos de risco. 

As chefias das unidades e subunidades serão responsáveis por organizar as atividades das equipes, podendo haver opção pela permuta de servidores nos setores, para garantir a segurança no ambiente de trabalho e a continuidade das atividades necessárias ao bom andamento da Instituição.

A redução da taxa de mortalidade na cidade e os boletins epidemiológicos indicando que o sistema de saúde do município encontra-se equilibrado (com menos de 50% dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 ocupados) são indicativos de que a doença tem se apresentado de forma menos grave, e isso torna o panorama favorável ao início do processo de retorno. 

O Comitê Especial de Emergência da Universidade Federal de Lavras (CEE-Covid-19-UFLA) continuará o monitoramento permanente do cenário epidemiológico para orientar caso haja necessidade de alterações nos procedimentos de trabalho presencial.

A Portaria também define que os serviços prestados ao público continuarão ocorrendo priorizando-se o atendimento virtual, por meio das Tecnologias de Comunicação e Informação. O Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Administrativas Presenciais foi estabelecido e está anexo à Portaria, para que todas as medidas de prevenção sejam tomadas durante a rotina de trabalho e no acesso ao campus. 

Ele trata de medidas individuais e coletivas de proteção no ambiente de trabalho, destacando que as chefias são responsáveis por monitorar a existência de condições adequadas, como limpeza do ambiente, distanciamento físico entre servidores, equipes escalonadas caso necessário para garantir o distanciamento social, entre outras.

“O movimento de um fluxo administrativo e técnico de pessoas no câmpus foi considerado seguro neste momento. O retorno de milhares de estudantes, vindos de diferentes partes do País, ainda não é possível, pois o impacto seria diferente. Por isso o Estudo Remoto Emergencial (ERE) precisa permanecer por mais tempo. Mas o retorno monitorado de um fluxo menor de pessoas às atividades presenciais nos ajuda a preparar a universidade para uma próxima etapa, com atividades internas e de manutenção, para que seja possível acolhermos aos poucos novos públicos, reabrir o campus para atividades de lazer, etc.”, explica o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. 

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...