Pular para o conteúdo principal

PESQUISADORES DO INATEL E DA UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA INOVAM ANTENA PARA TELECOMUNICAÇÕES

Professor Raj Mittra, da University of Central Florida, EUA, durante evento no Inatel em 2018

A pesquisa de mestrado do engenheiro graduado no Inatel, Evandro Vilas Boas, orientada pelo professor Arismar Cerqueira, despertou o interesse de um dos grandes nomes mundiais do estudo em antenas, o professor Raj Mittra, da Universidade do Estado da Flórida, EUA. 

A parceria internacional resultou na publicação de um artigo científico em uma das mais influentes revistas acadêmicas do segmento com repercussão global, o IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters. A publicação apresentou o arranjo de antena em guia de onda fendido, que oferece aumento na velocidade de internet para o usuário final. 

O relacionamento com o renomado pesquisador começou durante o MOMAG 2018, evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), que foi sediado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica. O importante Congresso envolveu pesquisadores e palestrantes de diversas partes do mundo, inclusive o professor Mittra, e desde então, as pesquisas avançaram em conjunto.

“Nesse artigo científico, em parceria com o Prof. Mittra, reportamos o desenvolvimento de uma nova antena a ser utilizada nas centrais telefônicas das operadoras, que tem altíssimo ganho e uma capacidade compatível com a demanda de 5G. Essa antena opera em uma faixa de frequência muito alta, chamada ondas milimétricas, e vai permitir comunicações da ordem de Gb/s para o usuário” ressalta o Prof. Dr. Arismar Cerqueira, orientador da pesquisa de Mestrado. 

O ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações e do Mestrado, Evandro Vilas Boas, conta que a estrutura da antena foi fabricada em Santa Rita do Sapucaí e medida nas dependências do Inatel, utilizando os equipamentos disponíveis no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access). O arranjo, projetado para operar em ondas milimétricas, obteve ganho medido de 27,7 dBi em 26,5 GHz, típico de uma antena parabólica, conseguido devido a estrutura compacta e leve utilizada no projeto. 

O pesquisador do Instituto acrescenta ainda que a experiência foi única para sua carreira. “Tive a oportunidade de me relacionar com um profissional altamente gabaritado da área de eletromagnetismo e contar com sua visão e aprovação sobre o meu trabalho de Mestrado, o que assegurou que realmente era um trabalho de relevância. Essa é uma das vantagens que o Mestrado e agora também o Doutorado do Inatel nos oferecem, a capacidade de construir essas conexões, com grupos de pesquisa e pesquisadores internacionais, o que soma muito para a carreira do aluno, assim como aconteceu comigo” enfatiza o engenheiro.

O Laboratório WOCA desenvolve pesquisas em 5G desde 2013, e já iniciou as pesquisas para a sexta geração de comunicações móveis, o 6G. De 2013 a 2020, foram desenvolvidas diversas antenas e arranjos de antenas para o 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade do usuário, ou seja, melhorar a eficiência da internet. Além disso, no Laboratório WOCA também realizam-se pesquisas em comunicações ópticas com a conhecida fibra óptica. 

“Desde alunos de graduação, de Engenharia de Telecomunicações, até mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, têm a oportunidade de fazer pesquisas em alto nível em 5G e 6G e, ainda, de estar em contato com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Professor Raj Mittra, que é considerado um dos Papas das antenas no mundo” lembra o Coordenador do Laboratório WOCA, Prof. Arismar Cerqueira. O professor norte-americano já formou mais de 100 PhDs na área de antenas, publicou mais de mil papers e dezenas de livros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...