Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL VISITOU MUNICÍPIOS NO DIA DO 2º TURNO


Pela primeira vez na história da Justiça Eleitoral mineira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE) foi a municípios do interior do estado para abrir e acompanhar um dia de votação. Nesse domingo, 29, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho esteve em Governador Valadares, Juiz de Fora e Contagem. Ele não pôde ir a Uberaba por questões de logística dos deslocamentos, mas manteve contato com os juízes eleitorais da cidade ao longo do dia.

Logo cedo, o desembargador acompanhou a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas e também a emissão da zerésima em uma seção eleitoral de Governador Valadares. Os procedimentos foram transmitidos ao vivo no canal do TRE no YouTube.

Em seguida, o presidente do TRE abriu o plantão da Corte Eleitoral pelo Zoom, oportunidade em que registrou a satisfação de fazer essas visitas. “No ano em que estamos comemorando os 300 anos de Minas Gerais, nada melhor que o TRE estar presente nos municípios em que há 2º turno. É um dia, para mim, histórico. É um sonho realizado por poder prestigiar o interior mineiro. Que merece que a gente possa vir e oferecer a nossa energia”. Confira a íntegra do pronunciamento no perfil do TRE no Instagram.

No caminho para o aeroporto, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho fez uma visita à 8ª Região Integrada de Segurança Pública, onde oficiais das Polícias Civil e Militar estavam reunidos para fazer o monitoramento das ocorrências em Governador Valadares ao longo do dia de votação. Esse trabalho também foi feito no 1º turno, para monitorar ocorrências na região. Lá, o presidente agradeceu o empenho das forças de segurança nas Eleições 2020: “As forças de segurança há muito nos dão toda tranquilidade. Trabalham em harmonia, em equipe. O trabalho nestas eleições foi extraordinário. Deixo meus cumprimentos e meu agradecimento a todos”.

A segunda cidade no roteiro foi Juiz de Fora, onde o desembargador visitou o Colégio Stella Matutina. Ele conversou com eleitores e com mesários de uma seção eleitoral, cujo presidente de mesa é o juiz Paulo Tristão, titular da Vara do Tribunal do Júri na cidade. O presidente do TRE aproveitou para ressaltar a importância do trabalho dos mesários. “É um grande exemplo de cidadania. A Justiça Eleitoral precisa dos cidadãos como mesários voluntários. Sendo mesários, eles estão engrandecendo a democracia”, disse o desembargador.

Ao sair do local de votação, o presidente foi à sede da Justiça Eleitoral para se encontrar com os servidores das zonas eleitorais 152, 153, 315 e 349. Falando a eles, o desembargador elogiou e agradeceu o empenho de todos os servidores do TRE nestas eleições. “Os servidores são o nosso grande pilar para que isso possa acontecer. Na pessoa da Vilma, chefe de cartório da 153ª ZE, homenageio todos os servidores da Justiça Eleitoral, agradeço e digo que todos estão de parabéns, porque o trabalho realizado em toda a Justiça Eleitoral mineira foi excelente, e nós reconhecemos isso”, ressaltou.

De Juiz de Fora, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho seguiu para Contagem, onde conversou com mesários e eleitores e participou da emissão do boletim de urna em uma seção eleitoral, com transmissão ao vivo no YouTube. Lá, ele também agradeceu e parabenizou os mesários pelo trabalho nestas eleições.

Nas três cidades, o presidente conversou com a imprensa e ressaltou a tranquilidade registrada ao longo de todo o dia de votação nas quatro cidades mineiras que tiveram 2º turno. O juiz Joemilson Donizetti Lopes, juiz auxiliar da Presidência do TRE, e integrantes da Coordenadoria de Comunicação Social acompanharam o presidente na viagem. Juízes eleitorais em cada uma das três cidades estiveram com o presidente em seus compromissos.

Os deslocamentos contaram com o apoio da Polícia Militar, que cedeu um avião e também carros e oficiais nas três cidades; e com escolta das Polícias Civil e Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...