Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS LANÇA PRIMEIRA CULTIVAR DE SOJA E REALIZA FEITO INÉDITO PARA A REGIÃO


Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizam, desde 2011, estudos relacionados ao Programa de Melhoramento Genético da Soja, e lançam agora a sua primeira cultivar: a UFLA 6301 RR, algo inédito para a instituição e região. A nova cultivar possibilitará aos produtores a realização da segunda safra, "safrinha", por associar além da produtividade e estabilidade fenotípica, um ciclo precoce, com média de 120 dias.

“Esse é um feito inédito para a região, bem como para a UFLA, pois os resultados advindos possibilitam compartilhar novos conhecimentos relacionados às ciências agrárias por meio de pesquisas de grande impacto e formar recursos humanos por meio dos programas de graduação e pós-graduação”, explica o coordenador do projeto, professor Adriano Bruzi da Escola de Ciências Agrárias (ESAL) da UFLA. 

Para Bruzi o que mais lhe instiga no melhoramento é a possibilidade de associar a ciência e a arte para o desenvolvimento de novas cultivares que atendam as demandas dos produtores rurais propiciando desenvolvimento agrícola sustentável e a expansão do agronegócio no País. 

Também fazem parte da pesquisa estudantes da graduação do curso de Agronomia da UFLA e dos núcleos estudo G-Soja e do Pesquisa Soja; discentes da pós-graduação dos cursos de Agronomia/Fitotecnia e Genética e Melhoramento de Plantas; servidores técnicos e terceirizados dos setores de Grandes Culturas do Departamento de Agricultura (DAG) e Genética e Melhoramento de Plantas do Departamento de Biologia (DBI).

O processo de obtenção cultivares da soja se deu pela obtenção da população base do programa de seleção recorrente iniciou na safra 2011/2012 e posteriormente a população segregante foi avançada até a geração S0. Em seguida, as progênies foram avaliadas, sendo selecionadas as melhores quanto a produtividade e precocidade. Nos anos de 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020 as melhores linhagens foram avaliadas em Lavras, Ijaci, Nazareno e Inconfidentes. Sendo comparado com as melhores cultivares comerciais da região.

Bruzi explica que o experimento é chamado de Valor de Cultivo e Uso (VCU), uma exigência do Ministério da Agricultura para o registro de novas cultivares. A linhagem 10 se destacou dentre as demais, sendo recomendada para a região devido ao elevado potencial produtivo, precocidade, estabilidade fenotípica e resistência ao glifosato.

Programa de Melhoramento Genético da Soja
O Programa de Melhoramento Genético da Soja tem como missão qualificar recursos humanos para atuação em pesquisa, extensão, gestão e docência na área de melhoramento de plantas bem como manejo e produção de soja, fornecendo subsídios para um desenvolvimento agrícola sustentável e para a expansão do agronegócio no País.

Além disso, tem por objetivos gerais propor de forma competente a resolução de problemas técnico-científicos e contribuir para o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos inovadores e ambientalmente compatíveis.

Origem da soja
A soja, uma cultura tão importante na alimentação e na economia brasileira, tem a China como o seu centro de origem. A primeira referência de plantio experimental no Brasil data em 1882, por meio da introdução de genótipos na Bahia.

Inicialmente, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizaram modificações genética no grão da soja com o objetivo de torná-la um produto adaptável ao solo brasileiro. Hoje, o País é o maior produtor da cultura.

do Portal da Ciência UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...